Lady Gaga completa 30 anos consagrada como ícone pop

Dividida entre o trabalho de cantora e de atriz, diva é conhecida pelo estilo e personalidade polêmica

por Estado de Minas 28/03/2016 17:15
A cantora Lady Gaga completa 30 anos nesta segunda-feira (28) como uma das artistas que mais discos venderam na história da música – isso em apenas oito anos de carreira. É considerada ícone do pop também pelo estilo e pela personalidade polêmica.

Recentemente, ela também se destacou atuando. Por seu papel na quinta temporada da série American horror story, Gaga levou o Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie ou filme para a TV. E ela vai repetir a dose e voltará na sexta temporada. "Não posso prometer como, quando, nem nada disso", afirmou ela à rádio Z100 no início de março.

Essa tarefa, possivelmente, deverá ser conciliada com a gravação de seu próximo disco, com lançamento previsto ainda para 2016, como revelou à imprensa em entrevista coletiva após receber o Globo de Ouro.
Reuters/Mario Anzuoni
Lady Gaga chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro deste ano (foto: Reuters/Mario Anzuoni)

O novo álbum será o primeiro desde Cheek to cheek, parceria que lançou com Tony Bennett em setembro de 2014, e o primeiro com material original desde Artpop (2013).

Em entrevista à revista Entertainment weekly, Lady Gaga reconheceu que seu trabalho em American horror story tem influência no processo criativo de seu quinto álbum de estúdio, argumentando que a atuação a levou de volta "à arte da escuridão", algo no qual "acredita muito".

Militante LGBT
Stefani Joanne Angelina Germanotta, seu nome verdadeiro, é um ícone para uma legião de fãs conhecidos como 'little monsters' (monstrinhos). Eles a transformam em um dos principais nomes do Twitter (é a sétima personalidade mais influente, com 57 milhões de seguidores).

Todos mostram estar ansiosos pelo casamento da cantora com o ator e modelo Taylor Kinney, que ela conheceu em 2011 durante as filmagens do clipe You and i. A cerimônia está envolvida com o mesmo mistério que rodeia tudo o que diz respeito a Lady Gaga desde sua estreia, em 2008, com o lançamento do disco The fame.

Desde então, vieram hits como Bad romance e Born this way. Todos renderam clipes marcantes, nos quais a artista não hesitou em falar de sua bissexualidade com a mesma franqueza com a qual aborda em suas músicas temas como amor, sexo, dinheiro e drogas.

Fora dos palcos, Lady Gaga atua como porta-voz dos direitos LGBT e toca a fundação Born This Way, liderada por ela e sua mãe e criada para apoiar jovens que sofreram bullying.

MAIS SOBRE MÚSICA