''Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos'', diz Caetano Veloso sobre Naná Vasconcelos

Músico pernambucano faleceu nesta quarta-feira, 9; Ele se tratava de um câncer de pulmão desde 2015

09/03/2016 19:15

TV Brasil/Divulgação
(foto: TV Brasil/Divulgação)
Caetano Veloso também prestou sua homenagem ao “percussionista e amigo” Naná Vasconcelos. “Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, em qualquer área”, escreveu o cantor e compositor baiano em seu perfil no Facebook.

No post, Caetano resgatou uma foto dele e Naná na abertura do carnaval de Recife em 2009 e citou uma série de trabalhos do músico ao redor do mundo como se, didaticamente, explicasse o porque do título.

 

“Naná Vasconcelos na Bahia, tocando com Gil e aprendendo tudo sobre berimbau, instrumento a respeito do qual ele deu exuberantes aulas práticas (criando peças improvisadas que eram sempre obras-primas) em suas apresentações ao redor do mundo. Naná Vasconcelos em Paris, ensinando tudo. Naná Vasconcelos em Nova York, tocando comigo no disco Estrangeiro, chamado pelo americano pernambucano Arto Lindsay. Naná Vasconcelos no Recife, orientando o carnaval, na Noite dos Tambores Silenciosos ou no Marco Zero”.

Caetano ainda refletiu sobre a potência da negritude de Naná sobre o couro de um instrumento de percussão. “(...) a essência africana predomina e a estatística diz que a maioria dos bons percussionistas daqui é de pretos”.

O cantor ainda disse que ver Naná partir é coisa grande. “Ele é a síntese da percussão negra da nossa música. E é um exemplo de músico criador abrangente. Orgulho do Brasil aos olhos do mundo, sua personalidade musical seguirá nos salvando do apequenamento e apontando para a luz da grandeza”, escreveu.

Confira o post na íntegra:

Caetano escreve sobre a morte do percussionista e amigo #NanáVasconcelos, que nos deixou hoje. Na foto, Caetano e Naná...

Publicado por Caetano Veloso em Quarta, 9 de março de 2016

MAIS SOBRE MÚSICA