Guns, AC/DC, Aerosmith e Black Sabbath podem se apresentar no Brasil em 2016

Bandas lendárias do rock internacional estariam negociando shows no segundo semestre deste ano

por Diário de Pernambuco 04/03/2016 10:18
Mario Anzuoni / AFP Photo
Aerosmith pode se apresentar no Brasil ainda em 2016 (foto: Mario Anzuoni / AFP Photo)
O Brasil ainda nem se despediu dos Rolling Stones, mas ao menos quatro medalhões do rock n' roll podem desambarcar no país neste ano. Além de nomes já confirmados como Maroon 5, Coldplay e Iron Maiden, especula-se que as bandas Guns N' Roses, AC/DC, Aerosmith e Black Sabbath estão negociando datas no segundo semestre.

O primeiro a vir seria o Aerosmith, liderado por Steven Tyler. O grupo de rock dos anos 1970 teve revitalização na carreira 20 anos depois com sucessos como Crazy, Cryin' e Livin' on the edge. Segundo o jornal Destak, a banda teria ao menos uma data confirmada em São Paulo para outubro, com a possibilidade de mais shows na rota.

O Guns N' Roses, neste ano, volta à estrada com parte da formação original. A reunião ocorreu após trégua na troca de farpas entre o vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash, que saiu da banda em 1996. Quem assume o baixo é Duff McKagan, também membro da formação clássica. Este, no entanto, manteve bom relacionamento com Axl Rose, chegando a tocar como baixista convidado em shows da turnê do grupo. A banda inicia a turnê de reunião no festival Coachella, na Califónia. Especula-se que o Guns reserve ao menos seis datas na América do Sul.

Já o AC/DC encontra-se em situação mais complicada. A banda de Angus Young é cotada para vir ao Brasil desde 2015, no início da turnê Rock or bust. Chegou-se a especular que eles seriam atração do Rock in Rio. Segundo o jornalista Lúcio Ribeiro, do portal Popload, a banda negocia datas no fim do ano, mas há grande possibilidade de ficar para 2017.

O Black Sabbath de Ozzy Osbourne traz a turnê de despedida ao Brasil em dezembro. Inicialmente, o grupo tem uma única apresentação confirmada em São Paulo, ainda sem data definida, mas outras cidades também podem entrar na rota. A formação inclui os membros originais Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo).

O grupo se aposenta dos palcos após mais de 40 anos de carreira, com hits como Paranoid, Children of the grave e War pigs. Após a saída de Ozzy no fim dos anos 1970, o cantor Ronnie James Dio assumiu os vocais. A formação original se reuniu em 2011, para turnê e gravação do disco 13, lançado em 2013. A turnê passou pelo Brasil no mesmo ano. Segundo Ozzy, o grupo optou pelo fim por causa do estado de saúde de Iommi, que não permite planos a longo prazo.

MAIS SOBRE MÚSICA