Sertanejos apostam na pluralidade de inspirações para novos lançamentos

Músicos se aproximam cada vez mais do mundo pop, à medida que intervalo entre discos diminui

por Diário de Pernambuco 03/06/2015 10:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Som Livre
Luan Santana aposta em visual retrô para novo DVD (foto: Som Livre)
A música sertaneja vive de novidades. É uma característica do gênero que os representantes apresentem ao mercado álbuns praticamente todo ano. No último mês, quatro artistas do estilo musical trouxeram novos trabalhos e vários outros ainda têm lançamentos previstos até o fim de 2015. A proximidade de lançamento entre os materiais, às vezes, é alvo de polêmica, pela possibilidade de prejudicar a qualidade do trabalho.

O cantor Mateus, da dupla Jorge & Mateus, que acaba de lançar 'Os anjos cantam', justifica que esse é um dos motivos pelos quais eles aguardaram três anos para gravar um álbum com canções inéditas. “Nossa intenção é sempre fazer o que achamos legal de verdade, sem seguir muito a linha do mercado. Porque não nos vemos fazendo algo diferente, que não seja a nossa pegada de falar de amor”.

'Os anjos cantam', sucessor de 'Live in London — At the Royal Albert Hall' (um álbum com clássicos da carreira gravado em Londres), apresenta 17 faixas, entre elas, as músicas que já estão fazendo sucesso, como 'Logo eu', 'Calma' e a faixa-título. “É legal você ver as pessoas entenderem o que quis passar num CD. Porque é muito efêmero você pensar em só fazer sucesso”.



Sem pausa
A dupla César Menotti & Fabiano mal teve o disco duplo 'Memórias anos 80 e 90' (2014) fora da lista de mais vendidos quando decidiu lançar 'Memórias anos 80 e 90 — Ao vivo'. “Na verdade, incluímos algumas canções no repertório que não estavam no disco duplo. Geralmente nós fazemos um DVD depois de um CD, até porque esse surpreendeu vendendo mais de 100 mil cópias”, conta César Menotti, citando faixas como 'No rancho fundo', 'Leão domado' e 'Me mata de uma vez', que estão no DVD. Sobre críticas ao gênero, César Menotti se limita a dizer que a dupla conquistou quase tudo no mundo da música. “Levamos a nossa música aonde queríamos”.

O mesmo ocorreu com Luan Santana. O artista lançou o DVD 'Acústico' um ano depois da coletânea 'Duetos', de 2014. O novo material apresenta o cantor em uma versão mais intimista e com um repertório inspirado na cultura pop dos anos 1950 e 1960, que ele mesmo tem defendido, como “um resgate do passado que mira o futuro”. O grande diferencial do álbum é que Luan Santana decidiu lançá-lo primeiro na internet, uma tentativa de retorno à plataforma responsável pelo seu reconhecimento nacional. O material tem 21 faixas, como 'Escreve aí' e 'Conto de fadas'.

Dois anos foi o intervalo que a dupla Henrique & Diego teve para lançar mais um álbum. Os amigos de Cuiabá (MT) estouraram em 2013, com 'Ao vivo em Campo Grande'. A boa repercussão do CD colocou a dupla em destaque. Sem querer perder o repentino sucesso conquistado, eles lançaram neste ano 'Tempo certo — Ao vivo em Campo Grande'. O DVD apresenta algumas faixas da carreira unidas a novos sucessos, como 'Suíte 14' (MC Guimê), 'Eu tô sabendo' (Turma do pagode) e 'Desapega', que mostra a característica da dupla em misturar a música sertaneja com outros gêneros, como o funk e o pagode.

MAIS SOBRE MÚSICA