Country e pop têm letras mais complexas que rock e hip-hop, diz estudo

Teste avaliou dificuldade de leitura em 225 hits; Blake Shelton lidera o ranking, com Three Days Grace, Maroon 5 e Ozzy Osbourne ao pé da lista

por AFP 19/05/2015 19:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/Robert Galbraith
Blake Shelton com a popstar Shakira; música do astro country foi apontada como a mais complexa (foto: REUTERS/Robert Galbraith)
Pais que dizem que a música de seus filhos é boba podem ter alguma razão. Um novo estudo descobriu que a música de sucesso médio tem letras com nível de leitura digna de um aluno da terceira série. A pesquisa analisou letras de 225 canções que chegaram às paradas de sucesso dos Estados Unidos em 2005 e utilizaram testes padrão que determinam a dificuldade de leitura.

O estudo, concluído pela empresa de venda de ingressos SeatSmart, descobriu que o nível de leitura médio correspondia à terceira série — cerca de oito anos de idade no sistema educacional dos Estados Unidos — e que esse nível tem diminuído ao longo da década. A música country tem o nível mais avançado, com uma média de 3.3, com R&B e hip-hop no final da lista, com 2,6.

A música country se saiu melhor em parte porque tem menos interjeições como "sim" e "oh" em sucessão rápida, segundo relatório escrito pelo autor da pesquisa, Andrew Powell-Morse. Ele reconheceu que a metodologia só fez descobertas com base na complexidade de leitura - e não em metáforas, observações perspicazes ou emoções expressas nas músicas.

Caso em questão - a canção considerada a 'mais inteligente', com um nível de leitura de 5,8, foi 'All about tonight', do cantor country Blake Shelton. O hit de 2010 é quase um tratado filosófico. Uma ode à vida de festas, os versos iniciais incluem: "Eu tenho algumas pílulas de bem-estar e um Gatorade vermelho na minha cama/pronto para ir".

A canção segunda mais inteligente foi 'Dani California' dos roqueiros do Red Hot Chili Peppers, um conto sobre uma menina do sul, cuja vida culmina no caos da Califórnia.

Mas... e o rock?

Por outro lado, a única canção que marcou abaixo do nível da leitura de um aluno da primeira série foi 'The good life', da banda de metal canadense Three Days Grace. Outras canções que estão perto do fim da lista são o hit do verão de 2011, 'Moves like Jagger', do Maroon 5, 'Let me hear you scream', do ícone do metal Ozzy Osbourne e a música de pick-up da estrela do hip-hop T-Pain, 'Buy U a drank'.

Three Days Grace e Maroon 5 foram redimidas, contudo, já que aparecem também no top 10 das músicas mais complexas — 'Animal I have become' e 'She will be loved', respectivamente. A estrela pop Katy Perry também teve canções em ambos os extremos. 'Wide awake' ficou entre as mais simples, enquanto 'E.T.' entre as mais inteligentes.

'E.T.', que conta com a participação do rapper Kanye West, compara um amante a um extraterrestre com o refrão de abertura "Kiss me, k-k-kiss me/ Infect me with your love and fill me with your poison." Entre os gêneros, as músicas de Mariah Carey ficaram entre as mais inteligentes entre os artistas pop, enquanto Eminem ficou no topo da parada de hip-hop.

O estudo analisou músicas que passaram pelo menos três semanas nas paradas de singles da Billboard nos gêneros pop, rock, R&B e hip hop, e country. A pesquisa utilizou medidas comuns, incluindo o teste de legibilidade Flesch-Kincaid, que considera o comprimento de frases e palavras como fatores-chave.

MAIS SOBRE MÚSICA