Tributo aos Novos Baianos, discos 'Tinindo' e 'Trincando' estão disponíveis na web

Os dois álbuns somam 28 músicas, reinterpretadas por 28 artistas da atualidade

por Correio Braziliense 19/12/2014 10:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jardim Elétrico/Divulgação
(foto: Jardim Elétrico/Divulgação)
Está disponível para download gratuito os discos 'Tinindo' e 'Tricando', tributo para os Novos Baianos, um dos maiores ícones da música brasileira. Os dois álbuns somam 30 músicas, reinterpretadas por artistas da atualidade, entre eles, Cícero, Mariana Volker, A banda mais bonita da cidade e Fernando Temporão -- a princípio seriam 28 canções, mas o projeto acabou crescendo. É possível ouvir as músicas separadamente ou fazer o download por meio da página do coletivo Jardim Elétrico.

Arquivo Pessoal
(foto: Arquivo Pessoal)
Três perguntas para Carlos Nascimento, um dos idealizadores do projeto:

Desde que a ideia do tributo surgiu até a finalização do projeto, o que mais te chamou a atenção no processo?

O que me chamou mais atenção foi a doação e respeito que todos os artistas tiveram com o Jardim Elétrico. Foi um grande projeto feito na guerrilha, não houve custos envolvidos em nenhum momento da produção. Desde janeiro, a força que todos eles nos deram, somadas às vibes vindas de todos os nossos amigos e parceiros, fizeram com que os discos chegassem Tinindo Trincando.

Qual é o saldo final do tributo? Acredita que o objetivo foi alcançado?
O saldo final é totalmente positivo. A resposta que tivemos por parte de todas as pessoas que acreditam no coletivo foi incrível. Foram mais de 1,2 mil downloads em 24h. Algo lindamente alcançado.

Qual é a sua música favorita dos CDs?
Tenho amor por todas as 30 canções que fazem do Tinindo Trincando essa delícia. Foram mais de 120 músicos de todos Brasil envolvidos no projeto. O resultado final ficou a cara do Jardim Elétrico: plural.

Memória
Com discografia de nove álbuns de estúdio e grande destaque na música brasileira nas décadas de 1960 e 1970, Os Novos Baianos foram um marco na história da MPB. Mesclando elementos da cultura popular nordestina, samba, até chegar aos ruídos da guitarra elétrica, o grupo desenvolveu uma sonoridade singular e subversiva.

Divulgação
(foto: Divulgação)

MAIS SOBRE MÚSICA