Fernanda Takai é atração na última homenagem a João Donato em BH

Um dos pioneiros da bossa nova acreano completa 80 anos com série de shows na capital

por Eduardo Tristão Girão 26/11/2014 10:21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
João Donato diz que ficou fã de Fernanda Takai assim que a ouviu cantando pela primeira vez (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Será a sexta e última visita do pianista acreano João Donato a Belo Horizonte para o projeto que o homenageia pelos seus 80 anos. Tempo suficiente para conhecer vários sorvetes feitos na cidade (sua única exigência) e trocar momentos no palco com Toninho Horta, Aline Calixto, Dibigode e seu filho Donatinho, Marina de La Riva, Thiago Delegado e, hoje à noite, a cantora Fernanda Takai. Será no Centro Cultural Banco do Brasil.

“É um prazer desfazer a mala toda semana. Já estou acostumado ao carinho, receptividade, comida e cultura mineira”, elogia Donato. Entre os desdobramentos dessa temporada mineira, estão a participação numa faixa do próximo disco do violonista Thiago Delegado (que escreveu uma música em homenagem ao pianista) e o estreitamento dos laços com o grupo Bixiga 70 durante a etapa de Tiradentes do festival Mimo – em breve eles vão gravar juntos.

Sobre a colaboração com Fernanda Takai, Donato observa: “Desde a primeira vez que a vi na TV, virei seu fã. A voz é suave, doce e macia, qualidades que tinha a Nara Leão. Tanto é que Fernanda gravou aquele disco com repertório dela. Sempre gostei dela, desde o Pato Fu, e passei a gostar ainda mais quando tocamos juntos.” A primeira vez que dividiram o palco foi num show comemorativo dos 50 anos da bossa nova, em São Paulo.

No repertório dos dois estão canções conhecidas de Donato, como Gaiolas abertas, A paz e Lugar comum, além de Nunca mais (dele, Marisa Monte e Arnaldo Antunes) e Nagoya, que fez com Fernanda e seu marido, John Ulhoa, o guitarrista do Pato Fu. “Como eu sabia do parentesco dela com japoneses, pedi que fizesse a letra com o John. Ficou bastante interessante e ela chegou a gravar isso com uma cantora japonesa chamada Maki Nomiya.”

RETORNO O público de BH talvez não tenha tempo de sentir tanta saudade de Donato. O pianista promete para ano que vem contemplar a cidade na turnê que fará ao lado do pianista cubano Chucho Valdés, a partir de abril. “Vamos gravar essas apresentações e esse material dará origem a um disco”, avisa Donato. Paralelamente, o artista trabalha em suíte sinfônica baseada em movimentos dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel, com estreia prevista para março.

JOÃO DONATO E FERNANDA TAKAI
Nesta quarta, às 20h, no teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada), à venda na bilheteria e na internet. Informações: (31) 3431-9400.

MAIS SOBRE MÚSICA