Disco 'Samba esquema noise', do Mundo Livre S/A, ganha vinil especial de 20 anos

Ao lado de 'Da lama ao caos', de Chico Science & Nação Zumbi, disco é uma das pedras fundamentais do Manguebeat

por Pedro Siqueira 19/10/2014 11:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Mundo Livre S/A/Divulgação
Banda é um dos principais nomes do movimento Manguebeat (foto: Mundo Livre S/A/Divulgação)
"Sou eu um transistor? Recife é um circuito? O país é um chip?", com esses questionamentos, Fred 04 dá início à 'Manguebit', primeira faixa de 'Samba esquema noise', do Mundo Livre S/A, que ganha relançamento em vinil pela Assustado Discos.

Reflexo de seu tempo, a banda soube como poucos cantar as incertezas e aspirações que as novas tecnologias da era pré-internet traziam. O ano era 1994, e o mundo era uma cabeça, apenas esperando para ser desbravada. A "afrociberdelia" popularizada por Chico Science vinha à tona. Uma guitarra na mão, e uma ideia na cabeça.

Uma das pedras fundamentais do Manguebeat, ao lado de 'Da lama ao caos', de Chico Science & Nação Zumbi, 'Samba esquema noise' é um disco à frente de seu tempo. Nas letras, problemas do homem moderno. Falta de grana, falta de trabalho, falta de sexo, tudo entra na roda comandada por 04. "Quem se importa de onde vem a grana? Tu tem que ter o bolso cheio", diz 'Livre iniciativa'.

A produção, assinada por Carlos Eduardo Miranda e Charles Gavin (dos Titãs), também acompanha a modernidade dos temas. Um exemplo claro é a psicodelia de 'Terra escura', sétima faixa do disco, que conta com samples e overdubs de estúdio, produzidos por Miranda, acompanhados da voz de 04 e a percussão de Otto. De participações especiais, o disco conta ainda com Syang, músicos da 'Nação Zumbi', Nando Reis e até a global Malu Mader, em 'Musa da ilha grande', talvez o maior hit do álbum.

Para o novo lançamento, algumas faixas ficaram de fora, por conta das limitações de tempo do vinil. Com acabamento caprichado, o disco está disponível em vinil comum, a R$ 85 e também em cor amarela, esta um pouco mais cara, a R$ 110. Das 13 faixas originais, 10 estão no vinil, são elas:

Lado A:
Manguebit
A bola do jogo
Livre iniciativa
Saldo de aratú
Homero, o junkie

Lado B:
Musa da Ilha Grande
Cidade estuário
Rios (Smart drugs), pontes & overdrives
O rapaz do b... Preto
Terra escura


Confira o clipe de 'Livre iniciativa':




MAIS SOBRE MÚSICA