Big Band do Palácio das Artes faz concerto com o Caffeine Trio

Apresentação acontece nesta sexta-feira, às 20h30, no Grande Teatro

por Ana Clara Brant 05/09/2014 07:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paulo Lacerda/Divulgação
A Big Band do Palácio das Artes é regida por Nestor Lombida (foto: Paulo Lacerda/Divulgação )
Um encontro interessante marca a noite de hoje: no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, vão se somar a diversidade musical da Big Band da casa e as canções contemporâneas do Caffeine Trio, formado pelas cantoras Sylvia Klein, Renata Vanucci e Carolina Rennó. O repertório do concerto reúne canções do compositor e trombonista norte-americano Chris Washburne – com o qual a Big Band fez residência artística e gravou disco – e músicas do saxofonista Dave Pietro, integrante da Maria Schneider’s Orchestra e do Gil Evans Project.

Regente titular da Big Band, Nestor Lombida conta que eles sempre quiseram se apresentar com as meninas do Caffeine. Decidiram convidá-las e se sentaram para definir o repertório e montar os arranjos. “Os ensaios foram bem bacanas. Quando tocamos com solistas, eles têm mais liberdade, mas no caso de um trio, a coisa é um pouco mais complexa, são três vozes simultâneas. Temos que ter o cuidado de não criar atrito com os instrumentos”, explica Nestor Lombida.

Com composições que traduzem a harmonia da música instrumental, a Big Band dá início à apresentação interpretando obras autorais do saxofonista Dave Pietro. A música do norte-americano é uma das referências do jazz contemporâneo. De acordo com o maestro, o trabalho de Pietro se encaixa muito bem com a proposta da orquestra, que é a de sempre buscar um repertório marcado pela diversidade. “Ele tem uma linguagem harmônica bem contemporânea”, afirma Lombida.

Depois da primeira parte instrumental, a Big Band Palácio das Artes recebe o Caffeine Trio. As cantoras fazem uma ousada síntese do estilo dos trios femininos das décadas de 1930 a 1950, como as bandas americanas The Boswell Sisters e The Andrew Sisters. O repertório é composto por novas leituras da música brasileira e da música internacional. Para a apresentação, as artistas escolheram canções que representam a contemporaneidade do próprio trio. No programa, 'When I’m sixty four', dos Beatles, e 'Smells like teen spirit', do Nirvana, entre outras obras.

Trajetória

Formada em 2006 como projeto do curso de música do Centro de Formação Artística (Cefar), a Big Band Palácio das Artes integra a política da Fundação Clóvis Salgado de promoção de novos talentos. Sob a regência do maestro e arranjador Nestor Lombida, vem participando de eventos importantes na área da música como o Savassi Festival, Jazz Gerais, Festival Tudo é Jazz e o 6º Jazz Blues Festival e, mais recentemente, da Virada Cultural.

Big Band Palácio das Artes e Caffeine Trio
Concerto nesta sexta-feira, às 20h30. Grande Teatro do Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Informações: (31) 3236-7400. Classificação livre.

Divulgação
O Caffeine Trio é formado por Carolina Rennó, Sylvia Klein e Renata Vanucci (foto: Divulgação)

MAIS SOBRE MÚSICA