Parceiro de Raul Seixas divulga versão em inglês de 'Maluco Beleza'

Os versos, datados de 1976, são inéditos e só não se perderam graças à memória prodigiosa de Claudio Roberto

por Correio Braziliense 21/08/2014 15:23

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Arquivo D.A Press
Maluco beleza" foi composta em cima de uma harmonia de Claudio Roberto, sem a intenção de ser registrada oficialmente (foto: Arquivo D.A Press)
"Você não faz ideia do que a gente acabou de fazer". Foi Raul Seixas quem disse a frase para o amigo e parceiro Claudio Roberto. O ano era 1977 e os dois haviam finalizado a letra que tornaria Maluco beleza um dos maiores sucessos da carreira do roqueiro baiano. A faixa apareceu no disco O dia em que a Terra parou, lançado naquele ano apenas com canções de Raul e Claudio. "Fizemos a música em questão de meia hora, no apartamento do Raul no Bairro da Lagoa, no Rio", conta o parceiro.

Contudo, conforme reportagem publicada pelo Correio/Diario no ano passado, existe uma versão anterior de Maluco beleza, feita pela dupla com a letra em inglês. Os versos, datados de 1976, são inéditos e só não se perderam graças à memória prodigiosa do amigo de Raulzito. Claudio Roberto revelou à reportagem, pela primeira vez, via SMS, a letra de Bird song, criada originalmente para a melodia de Maluco beleza e nunca aproveitada comercialmente.

A canção foi composta em cima de uma harmonia de Claudio Roberto, sem a intenção de ser registrada oficialmente. Entretanto, quando da gravação de O dia em que a Terra parou, os dois resolveram criar outra letra, desta vez em português, em cima da hora e transformá-la em Maluco beleza. "O maestro Miguel Cidras já estava fazendo os arranjos quando os novos versos foram escritos", diz Claudio.

Disco americano

Segundo Sylvio Passos, fundador do primeiro fã-clube oficial de Raul, o ídolo tinha a mania de pegar algumas de suas canções e fazer versões para o inglês. "Ele queria lançar um disco nos Estados Unidos. Eu tenho várias músicas dele em outra língua, como as do disco Metrô linha 743. São todas inéditas", garante. No caso de Maluco beleza, contudo, a versão "americana" nasceu bem antes.

Claudio Roberto tem 62 anos e vive em um sítio na zona rural de Miguel Pereira (RJ) há mais de 35 anos. Avesso à badalação, leva uma vida tranquila ao lado da mulher e dos dois filhos mais novos. Ele conheceu Raul com 11 anos de idade, e o roqueiro era sete anos mais velho. Foi Raul, prevendo o sucesso de Maluco beleza, que sugeriu ao amigo que tirasse seu time de campo para manter o sossego.

Cowboy fora da lei, O dia em que a Terra parou, Novo Aeon, Aluga-se, Rock das aranha, entre outras, são algumas das composições dos dois, que faziam letra e música juntos. Paulo Coelho, o parceiro mais conhecido de Raul, já declarou que gostaria de ter criado Maluco beleza com o roqueiro, mas esse trunfo ninguém tira de Claudio Roberto.

Compare as versões

A letra em inglês tem apenas três partes. A primeira é cantada duas vezes, no lugar das estrofes iniciadas em "Enquanto você se esforça pra ser" e "Esse caminho que eu mesmo escolhi". Depois, o trecho onde se lê "There’s no chain…" pode ser substituído por "Controlando minha maluquez". Por fim, o refrão: "Let us fly", com a última sílaba bem alongada, virou "Vou ficaaar".

Bird song

Whenever I notice that space in the sky
While we’re both in our cage
We’re not able to fly

There’s no chain to keep us on the ground
Let’s us join the other birds around

Let us fly
Let’s get high together
And fly


Maluco beleza

Enquanto você se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual

Eu do meu lado, aprendendo a ser louco
Um maluco total
Na loucura real

Controlando a minha maluquez
Misturada com minha lucidez

Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza


Assista ao clipe de Maluco beleza:

 

MAIS SOBRE MÚSICA