Conheça a cantora iraniana que vem causando polêmica no mundo islâmico

Sucesso de 'Risk It All', da iraniana de origem curda Helly Luv intensifica os debates sobre a independência do Curdistão

16/07/2014 12:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução/YouTube
Crianças dançando com bandeiras do Curdistão e mensagem de independência marcam single da iraniana (foto: Reprodução/YouTube)
"Yella yella ay". A expressão árabe que remete à ideia de "levantem-se" é cantada no refrão de 'Risk It Out', single da iraniana Helly Luv, e chama o povo da região do Curdistão a se libertarem. A música não faz nenhuma crítica direta a pessoas, governos ou ideologias, pelo contrário, traz uma mensagem de liberdades individuais a ser buscada.
 
Na descrição do vídeo postado no YouTube em fevereiro e que já ultrapassa a marca dos 2 milhões e 500 mil visualizações Helly declara "Lutar pelos seus sonhos e arriscar tudo pelo que ama é no que acredito. Este vídeo foi inspirado no meu belo e forte povo curdo, que nunca deixa de lutar pelo nosso país e independência". Em entrevista recente a uma revista iraquiana a cantora confirmou que recebeu até ameaças de morte pelo clipe, mas reafirmou o espírito de liberdade que deseja passar com a música.

Os curdos são a maior etnia sem um Estado próprio no mundo, com população estimada entre 30 e 40 milhões de pessoas em uma área que envolve partes da Turquia, Síria, Iraque e Irã.

Se a letra de 'Risk It All' não investe em referências direta, a linguagem utilizada no clipe deixa mais claro a posição da cantora pró-independência do Curdistão. O clipe começa com Luv acendendo e arremessando um coquetel molotov em um beco da cidade de Arbil, capital curda no Iraque, onde o clipe foi gravado.
 
Mulheres segurando rifles AK-47; crianças dançando com a bandeira do Curdistão aliados aos figurinos e danças ousados de Helly Luv também compoem o video. A música tem uma batida que vai do pop à música árabe com toques de hip-hop, em um formato bem conhcido das produções das divas pop americanas.
 
Confira o clipe de 'Risk It All', da iraniana de origem curda Helly Luv:
 
 

MAIS SOBRE MÚSICA