Cher, Rita Lee e David Bowie: relembre artistas que já ameaçaram aposentadoria, mas voltaram atrás

Astros de diversos gêneros ensaiaram fim de carreiras longas, mas desistiram para sorte dos fãs

por Bernardo Bittar 14/07/2014 20:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Cher.com/Divulgação
A popstar norte-americana Cher anunciou fim da carreira em 2001, mas mantém-se na ativa até hoje (foto: Cher.com/Divulgação)
Quando anunciou a aposentadoria, com 31 anos de carreira, a cantora Cher demorou três anos para abandonar os palcos oficialmente, já que rodou o mundo fazendo o que seria a última turnê. Ela ensaiou um retorno, três anos depois e, agora, finalmente reassumiu a carreira, com a turnê Dressed to kill, iniciada em maio de 2014 nos Estados Unidos. A diva é considerada a artista mais rentável do mundo pop, contabilizando 43 anos de carreira, mas não é a única nesse vaivém de famosos que não sabem se vão ou se ficam.

Leia mais notícias em Diversão & Arte
No mundo internacional, atrações como Tina Turner, que já se aposentou pelo menos três vezes; Phil Collins, Leonard Cohen, todos com longas carreiras, também fazem parte desse cenário. No Brasil, idas e vindas também fizeram parte da vida de ícones como Silvio Caldas e Baby do Brasil (que antes era conhecida como Baby Consuelo), que também já foram e voltaram aos palcos.

50 anos de carreira
Após uma longa e brilhante carreira solo, Rita Lee anunciou que iria se aposentar, há dois anos. Depois da declaração, ainda em 2012, ela resolveu cantar em Brasília, onde o cachê foi cerca de 40% maior que o normalmente cobrado pela tia do rock nacional. Um ano mais tarde, a aposentadoria foi cancelada e uma turnê comemorativa dos 50 anos de carreira ganhou os palcos de várias cidades brasileiras.

Despedida há dez anos
Em 2002, um DVD gravado em Miami formalizou o primeiro adeus de Cher aos palcos, mas ela continuou em turnê durante mais três anos, até 2005, se apresentando em tom de despedida. Em 2008, a cantora anunciou que voltaria a trabalhar e fechou um acordo de quase US$ 100 milhões com uma rede de cassinos de Las Vegas para fazer shows privados, o que causou mal-estar entre os fãs.

 

Foi definido em 2013 que a cantora — então 11 anos afastada do grande público — voltaria a cantar em megaeventos. Atualmente Cher mantém seu foco no CD 'Closer to the truth', lançado ano passado, e na turnê Dressed to kill, que segue até novembro deste ano nos Estados Unidos e no Canadá.

Bodas de ouro
Em 1973, com menos de dez anos de carreira, David Bowie anunciou que faria o último show. A apresentação aconteceu em Londres, com direito à performance do músico vestido de Ziggy Stardust, personagem que incorporou durante um tempo. Alguns dias depois, Bowie desmentiu a aposentadoria e disse que estava se despedindo apenas de Ziggy.

 

Em 1990, houve a oficialização do afastamento, que não durou cinco anos: em 1995, David Bowie relançou sua carreira com a interpretação de antigos sucessos. A partir de 2000, ele começou a investir em música eletrônica, mas, devido a um problema de saúde, parou em 2003. Seu último álbum, 'Next day', foi lançado em 2013. Neste ano, Bowie completou 50 anos de carreira.

MAIS SOBRE MÚSICA