Enquete do Portal UAI elege 'Construção' melhor música de Chico Buarque

Canção teve 16% dos votos, seguida por 'Roda Viva', 'Apesar de você', 'O que será' e 'A banda'

por Ana Clara Brant 19/06/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Robert Schwenck/Divulgação
Chico Buarque completa hoje 70 anos. Ele está em Paris, onde escreve um novo romance (foto: Robert Schwenck/Divulgação )
Numa enquete realizada pelo Portal UAI, os internautas elegeram 'Construção' a melhor música de Chico Buarque, que completa 70 anos hoje. A canção, de 1971, que traz versos primorosos como “amou daquela vez como se fosse a última/ beijou sua mulher como se fosse a última/ e cada filho seu como se fosse o único/ e atravessou a rua com seu passo tímido”, foi disparada a preferida do público e obteve 16% dos votos.

Em segundo lugar, com 6%, aparece 'Roda viva', composição defendida por Chico e o grupo MPB-4 no 3º Festival de Música Popular Brasileira, em 1967. Na sequência vem 'Apesar de você', que conseguiu 5% dos votos. Por lidar implicitamente com a falta de liberdades durante a ditadura militar, a música foi proibida nas rádios pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici, em 1970, quando foi lançada. E seria liberada oito anos mais tarde, durante o mandato de Ernesto Geisel. Em quarto lugar, com 4%, ficou 'O que será', que chegou a ter três versões e foi composta para o filme 'Dona Flor e seus dois maridos', de Bruno Barreto – as mais conhecidas são 'À flor da pele' e 'À flor da terra'.

Já 'A banda', que foi um divisor de águas na carreira de Chico Buarque, teve 3% dos votos e alcançou a 5ª posição no ranking. A música, que foi interpretada por Chico e Nara Leão, dividiu com 'Disparada', de Geraldo Vandré e Théo de Barros, defendida por Jair Rodrigues, o primeiro lugar no 2º Festival de Música Popular Brasileira, em 1966. Arrancou elogios de Nelson Rodrigues, Carlos Drummond, Millôr Fernandes e Rubem Braga e na época vendeu mais de 100 mil cópias em uma semana.

A enquete do UAI, que ficou uma semana no ar, selecionou as 70 mais significativas entre as cerca de 500 composições de Chico Buarque, que vai passar o aniversário em Paris, onde está escrevendo seu novo romance, com previsão de chegar às livrarias ainda este ano.

• Qual a melhor música de Chico Buarque?

1 – Construção – 16%
2 – Roda viva – 6%
3 – Apesar de você – 5%
4 – O que será – 4%
5 – A banda – 3%

MAIS SOBRE MÚSICA