Advogado entra na justiça contra Led Zeppelin por plágio em 'Stairway to heaven'

Grupo teria roubado a introdução da faixa durante turnê com banda Spirit

por Lucas Lavoyer 22/05/2014 13:43

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
wallpapers.brothersoft.com/Reprodução de Internet
Formação original da banda Led Zeppelin (foto: wallpapers.brothersoft.com/Reprodução de Internet)
A importância histórica e a magnitude do Led Zeppelin para o rock’n’roll, do metal e, até mesmo, da música clássica, são incontestáveis. Porém, a autoria das principais composições do grupo britânico não. Esta semana, os roqueiros voltaram a estampar manchetes relacionadas a acusações de plágio. 'Stairway to heaven', do lendário Led Zeppelin IV (1971), tornou-se a polêmica da vez. 

A acusação, originalmente, partiu do guitarrista Randy California, integrante do grupo norte-americano Spirit, morto em 1997. O músico reivindicou, em diversas ocasiões, a autoria da introdução de 'Stairway to heaven', que teria sido roubada da composição instrumental intitulada 'Taurus', faixa do álbum 'Spirit', de 1968. Agora, 43 anos após a canção ser lançada, o advogado Francis Alexander Malofiy acionou a Justiça contra Jimmy Page e o restante da trupe, prestes a relançar ´'Led Zeppelin IV'.

O advogado sustenta o processo com a alegação de que o guitarrista Jimmy Page, responsável pela letra e pela produção da canção, teria copiado a composição durante uma turnê feita por ambas as bandas nos Estados Unidos, na qual o Zeppelin tocava antes das apresentações da banda Spirit, entre 1968 e 1969. 'Taurus' sempre esteve presente no repertório dos norte-americanos naqueles shows.

Ouça Spirit - Taurus



Ouça Stairway to heaven - Led Zeppelin

MAIS SOBRE MÚSICA