Carlos Farias e Coral das Lavadeiras lançam o álbum 'Devoção' com shows em BH e região

Disco trata de sabores e sons do Vale do Jequitinhonha em faixas que remontam a parceria de 23 anos

20/03/2014 09:43

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Luan Raoni/divulgação
Tiana Lavadeira: canto ancestral na beira do Rio Jequitinhonha (foto: Luan Raoni/divulgação)
'Devoção', o novo CD do cantor e compositor Carlos Farias em parceria com o Coral das Lavadeiras, não é apenas um disco. Suas 13 faixas funcionam como abre-alas do projeto Caravana musical – Cultura e cidadania, que leva show, palestras e oficinas a várias cidades de Minas Gerais.

Na noite desta quinta-feira, 20, Farias e as cantoras se apresentam no Sesc Palladium. Na sexta-feira, às 18h30, eles batem papo com moradores de Brumadinho, na Casa de Cultura local.

 

Sábado, às 21h, a cantoria invade as ruas: o show será realizado na Praça Dr. Belford, naquela cidade. A agenda inclui os municípios de Berilo, Machacalis e Pavão.

Saberes e sons do Vale do Jequitinhonha norteiam a prosa e o repertório de Carlos e suas parceiras. Há 23 anos eles ensinam que o poder da arte para superar adversidades é inesgotável.

 

A cantoria de Adélia Silva, Ana Isabel da Conceição, Emília de Jesus, Juracy da Silva, Mariana Gonçalves, Mayra de Oliveira, Mirian Pessoa, Santa Pereira, Sebastiana Silva, Teresa Novais e Valdenice Santos celebra o sincretismo afrocatólico.

 

É como se elas vertessem em música as bonecas de cerâmica de dona Isabel, as esculturas de Ulisses Mendes, o fascinante universo da artesã Lira Marques.

 

'Devoção' saúda riquezas do Vale do Jequitinhonha como fulôs, alecrins, guarás, pequis e o rio, testemunha do fado triste das lavadeiras. Sábias, elas avisam: “Não deixe que os homens destruam/ A buniteza que há/ Não deixe que a água do mundo/ Possa um dia acabar”.

 

Ouça a faixa 'Lavadeiras do Jequitinhonha', de Carlos Farias com o Coral das Lavadeiras:

 

MAIS SOBRE MÚSICA