Carioca Fuzzcas aposta no rock alegre

Banda acredita que até grupos de rock mais pesado como Rolling Stones e Mutantes têm um lado eufórico

por Ana Clara Brant 04/02/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Felipe O%u2019Neill/Divulgação
(foto: Felipe O%u2019Neill/Divulgação)

O músico Leandro Souto Maior, da banda carioca Fuzzcas, acredita que 2014 está trazendo uma nova onda roqueira que vai tomar a juventude não só do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil, e espera que seu grupo, que acaba de lançar o primeiro disco da carreira, 'Feliz dia de hoje', contribua para esse movimento.

“O rock’n’roll está voltando com tudo. Há nova safra de bandas e artistas, e algumas até retomando e lançando coisas interessantes. É como diz Belchior, ‘vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação’. Muita coisa boa nesse sentido vem por aí”, filosofa o guitarrista.

Criada em 2006 pela vocalista e compositora Carol Lima, além de Leandro, a banda é formada por Fabiano Parracho (baixo) e Lucas Leão (bateria). O nome Fuzzcas faz alusão ao Fusca e ao pedal de distorção fuzz e tem tudo a ver com a proposta do quarteto. “Foi Carol quem sugeriu e achei uma ideia genial; é um trocadilho muito esperto. Fusca é um carro que todo mundo gosta, acha simpático e nunca sai de moda. Enquanto o fuzz é um pedal de distorção que teve grande repercussão nos anos 1960 e 1970 e marcou muito a obra de guitarristas que admiramos, como Jimi Hendrix”, explica.

OTIMISMO

'Feliz dia de hoje' traz 11 faixas que apontam para o rock dos anos 1950 ao da década atual. O clima otimista já se faz presente na canção que abre o CD, 'Acorde mais cedo', e norteia boa parte do trabalho como em 'Tic tac do amor', que lembra as músicas cantadas por Celly Campello, 'Se uma boba eu for', 'Vamos brincar de roda' e 'Viva la vida'. No geral, o repertório é bem interessante e pode agradar a todas as faixas etárias. “Há sim uma mensagem explícita positiva, de ser otimista apesar dos entreveros da vida. A ideia é ter esse entusiasmo, focar nas coisas boas e legais. Apesar de muita gente até associar o rock a algo mais pesado, ele tem esse lado também de trazer alegria como os próprios Beatles, Rolling Stones e Mutantes, por exemplo”, destaca Leandro.

A crítica ao álbum tem sido extremamente favorável desde o lançamento oficial, no dia 24, no Studio RJ, na Cidade Maravilhosa, e a ideia é levar o Fuzzcas a todos os cantos. Em Minas, Leandro Souto Maior adianta que já tem um “embaixador especial”, o cantor e compositor Rodrigo Borges. Os dois se conheceram ano passado, em Belo Horizonte, e desde então vêm mantendo contato. “Quando Rodrigo esteve no Rio, no mês passado, acabei sendo o anfitrião dele. Apesar de ele não ser um roqueiro propriamente dito, sua busca está muito impregnada de rock dos Beatles, do Clube da Esquina. Acabei me aproximando do Gabriel Guedes também e quem sabe a gente não consiga viabilizar essa apresentação em BH, no Marilton’s, ou mesmo no Godofredo? Ia ser muito bacana se a nossa primeira escala com o disco fora do Rio fosse aí”, planeja.

Assista o clipe 'Acorde mais cedo':

 

 

MAIS SOBRE MÚSICA