saiba mais
Entre as 30 músicas, arranjadas em 18 faixas do álbum gravado ao vivo, no Atlanta Music Hall, em Goiânia, em dezembro passado, estão clássicos sertanejos como a citada 'Homem de pedra' e mais 'Castelo de amor', 'Telefone mudo' e 'Bicho bom é mulher', além de 'Fuscão preto', 'Andorinhas', 'Arapuca' e tantas mais que foram lançadas por outros artistas. Invariavelmente canções com letras simples, facilmente assimiláveis e muito ritmo.
A gravação destaca a participação especial de nomes populares da música sertaneja atual, a maioria ainda criança quando o Trio Parada Dura já fazia muito sucesso. Telefone mudo, por exemplo, foi cantado em coro por ninguém menos que Daniel, Luan Santana, Michel Teló e as duplas Zezé Di Camargo & Luciano, Victor & Leo, Chitãozinho & Xororó, João Neto & Frederico e Jorge & Mateus. Outro sucesso, 'Blusa vermelha', teve a participação de Bruno & Marrone, Di Paullo & Paulino, César Menotti & Fabiano, Leonardo, Amado Batista, Eduardo Costa, Adair Cardoso e Cristiano Araújo.
O repertório tem ainda xote ('Parada dura, Passa lá'), batidão ('Bicho bom é mulher', 'O doutor e a empregada'), bolero ('Heróis da madrugada', 'Me mata de uma vez') e vários outros ritmos, com alguma carga de nostalgia. Quanto a Mangabinha, ele se afastou do grupo, mas não perdeu o direito de usar o nome. Já Barrerito morreu em 1998, após viver anos numa cadeira de rodas.
Duas perguntas para...
Creone
Cantor sertanejo
Da formação mais conhecida do Trio Parada, que começou a fazer sucesso no fim da década de 1970, você é o único que continua no grupo, mesmo com a mudança do nome. Como é isso para você?
Como um dos fundadores do Parada Dura, agora Trio Brasil, me sinto muito honrado. Mesmo com a troca do nome, continuamos sendo bem recebidos pelo público, e percebo a alegria com que as pessoas cantam nossas músicas. Isso nos dá força, vontade de continuar sempre na luta.
Como você vê a evolução da música sertaneja?
Para falar a verdade, é até vergonha, mas não conheço bem os novos artistas. Mas a música sertaneja se expandiu, e isso foi muito bom. A essência do Trio Brasil, no entanto, está ainda ligada aos modões, que buscam falar da simplicidade das coisas, do amor, da natureza. Nos sentimos lisonjeados, porque nossas músicas não envelheceram.