Péricles marca show em BH no 14 de dezembro, no Chevrolet Hall

Músico lança DVD 'Nos arcos da Lapa', no Rio de Janeiro. Repertório inclui sucessos de grupos como Art Popular, Katinguelê e Fundo de Quintal

por Ana Clara Brant 04/12/2013 09:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Som Livre/Divulgação -25/7/13
(foto: Som Livre/Divulgação -25/7/13 )
“Hoje a noite é de pagode. Vamos sambar muito”, avisa Péricles na gravação do seu mais novo projeto, o CD e DVD ao vivo 'Nos arcos da Lapa'. Seu segundo trabalho solo teve como cenário um reduto histórico do samba e ganhou toda uma ambientação característica, com direito a figurino de malandro e calçadão de Copacabana. “Apesar de eu ser paulista, fico impressionado com como o Rio de Janeiro me absorveu de uma maneira tão carinhosa. Mesmo na época do Exaltasamba, sempre fui muito bem aceito pelo público carioca. Nada melhor do que retribuir e fazer essa homenagem à Cidade Maravilhosa”, justifica o cantor.

Além desse tributo ao Rio, o álbum reverencia o pagode dos anos 1990 e o samba de partido-alto que, segundo Péricles, foram divisores de águas no gênero. No repertório, sucessos de grupos como Art Popular, Katinguelê e Fundo de Quintal, além de Arlindo Cruz e Jovelina Pérola Negra. “A gente está chamando de samba retrô, que é aquele que vai de 1995 a 2005, e destaca os artistas e músicas dessa época. Eles não tinham muita oportunidade de registrar um DVD e acho que essa iniciativa não deixa de ser uma maneira de homenagear esse pessoal”, acrescenta o sambista, nascido em Santo André e que ficou à frente do Exalta por 23 anos.

Já que o clima é de festa e confraternização, Péricles nos arcos da Lapa conta com convidados bem especiais. Em Êta amor, de Claudemir, Marquinho Índio, Mário Cleide e Rosana Silva, o cantor divide os vocais com Xande de Pilares. Já com San, líder do grupo Sambô, ele apresenta Segura o samba, de Carica. Sem falar em Mumuzinho, amigo e companheiro do programa de TV Esquenta!, uma das promessas do gênero, que participa de Baratinado. E ainda uma das apostas de Péricles: a cantora catarinense Ana Clara, que solta a voz em Nossos planos, da dupla Thiaguinho e Rodriguinho.

“Todas essas pessoas têm a sua importância para mim e para a música”, continua Péricles. “Xande de Pilares é essa força que todos conhecem. O Mumuzinho a cada dia me surpreende e fico muito feliz em ver como aquele garoto que eu vi cantando criança se transformou nesse artista sensacional. O San, do Sambô, está vindo com cada vez mais destaque e tem essa pegada do samba e do rock. E a Ana Clara tem um repertório fora do comum e canta muito bem. Não poderia deixar de reunir tanta gente bacana. O samba tem essa coisa de junção.”

Enquanto o CD tem 20 faixas, o DVD tem 24 e extras com o making of e um encontro de bambas, o Pagode nos Arcos, com as participações de Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy. Péricles, que já está na estrada com a nova turnê, vai se apresentar em Belo Horizonte dia 14, no Chevrolet Hall.

Veja vídeo da faixa 'Bem-vinda':


MAIS SOBRE MÚSICA