DVD mostra os conflitos do The Eagles, banda que marcou cenário musical em 1970

Reconhecido por seus excessos e ambições, o quarteto teve problemas com drogas. O registro audiovisual também mostra os picos de sucesso do grupo

por Arthur G. Couto Duarte 02/09/2013 09:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Franco Greco/AFP
Timothy B. Schmit, Don Henly, Glenn Frey e Joe Walsh formam o núcleo central da banda (foto: Franco Greco/AFP)
Um documentário de rock ao nível das mais sofisticadas produções saídas dos estúdios de Hollywood. Assim se revela o DVD 'History of the Eagles – The story of an american band' (Universal), registro audiovisual inspirado pela ebuliente cena musical que marcou a Costa Oeste norte-americana ao longo da década de 1970 e, em particular, pela obra do popularíssimo e ainda resiliente The Eagles.


Talvez o grupo que melhor traduz a somatória de contradições, picos criativos, excessos, ambições, triunfos, estrelismos, desilusões, conflitos pessoais e histeria coletiva que tipificaram as grandes bandas de rock de sua época, The Eagles se viu transportado para as telas de cinema pelo trabalho meticuloso do diretor Allison Ellwood. Junto ao produtor Alex Gibney (documentarista já laureado com um Oscar), Ellwood optou por dividir em duas partes a história do quarteto de Los Angeles.


De forma tangencial à cronologia dos fatos, ambas terminam por se entrelaçar durante a narrativa, reconstituindo com intimidade flashes da trajetória de cada um dos protagonistas – como não se emocionar, por exemplo, diante da voluptuosa imponência de Linda Ronstadt, diva do country-rock cujo hedonismo aditivado por cocaína culminou com seu septo nasal substituído por um implante de platina, dos conflitos que culminaram na expulsão do guitarrista Don Felder ou da tresloucada genialidade do multi-instrumentista Bernie Leadon, cuja saída do grupo que fundara se deu quando derramou uma garrafa de cerveja sobre a cabeça de um atônito Glenn Frey? Essa saga veio forjar um dos monstros sagrados da era de ouro do rock.


Se Beatles rima com Eagles pelo menos em termos de harmônica sonoridade, guardadas as devidas proporções não há como deixar de enxergar certas similaridades na constante – e, no mais das vezes, disfarçada – fricção que sempre corroeu as entranhas de ambas as formações. No caso do último, mesmo diante da esperada omissão acerca da transformação do grupo em um feudo comercial conduzido com mãos de ferro pelos veteranos Don Henley e Glenn Frey, 'History of the Eagles' dá seu recado ao comprimir de forma compreensível os 42 anos de pena no tal “inferno congelado” onde os membros dos Eagles se mantiveram reclusos em pouco menos de quatro horas de duração.



MAIS SOBRE MÚSICA