Concerto homenageia os 75 anos do compositor Stanley Silverman

Reconhecido por aproximar o pop e o erudito, o artista ganha apresentação realizada por integrantes da Orquestra Filarmônica nesta quarta-feira

por Carolina Braga 21/08/2013 07:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Sumner Hatch/Divulgação
(foto: Sumner Hatch/Divulgação)

O compositor norte-americano Stanley Silverman será homenageado hoje na Fundação de Educação Artística (FEA). O trio formado pelo violinista Rodrigo Bustamante, pelo violoncelista Eduardo Swerts e pela pianista Ayumi Shigeta, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, apresenta a peça 'In celebration', para comemorar os 75 anos do artista, completados no mês passado. Na ocasião, também serão celebrados os 50 anos da FEA. 


Escrita em 1988, a peça mescla ritmos da música popular com técnicas consideradas de vanguarda na área erudita. “É um resultado muito bacana. Mostra todas as influências que o compositor teve, da vida e do mundo”, explica Rodrigo Bustamante. Foi ele quem apresentou a obra aos colegas. O violinista a conheceu no período em que viveu nos Estados Unidos, quando chegou a registrá-la em disco.

Ainda no programa será apresentada a peça 'Trio em sol menor opus 15', de Bedrich Smetama (1824-1884). “Ele é considerado o pai da música nacionalista da República Tcheca. É muito triste, porque foi escrita em função da morte precoce da filha dele”, conta Rodrigo. Segundo ele, o repertório foi estrategicamente organizado como uma obra do período romântico para contrastar com o modernismo de In celebration.

Silverman é conhecido por promover aproximações entre a música erudita e a popular. Já foi acompanhado pelos artistas James Taylor, Paul Simon, Sting e Elton John e suas composições clássicas já estiveram em programas da New York Philharmonic e Chamber Music Society of Lincoln Center.

 

CONCERTO
Quarta-feira, às 20h
Local: Sala Sérgio Magnani da Fundação de Educação Artística

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 320
Informações: (31) 3226-6866

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

MAIS SOBRE MÚSICA