Terceira edição do Festival Nômade acontece no Parque Municipal

Neste fim de semana, o festival liderado pelo DJ Paco Pigale traz a cultura de diversos lugares do mundo para o centro de Belo Horizonte

por Fernanda Machado 14/06/2013 18:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Música do mundo no parque (foto: Divulgação)
Músicas dos quatro cantos do mundo ocupam o Parque Municipal Américo Renné Gianetti nos dias 15 e 16 de junho. O Festival Nômade está em sua terceira edição e traz uma programação gratuita, cuja a proposta é promover a diversidade cultural através da música

Antes de ser um Festival, "Nômade" é um programa radiofônico com 23 anos de estrada, produzido pelo DJ Paco Pigale, com intuito de explorar as sonoridades dos mais diversos rincões do planeta. Paco, por si só, já é uma miscigenação: natural de Marrocos, ele foi criado na França e é radicado no Brasil. Embora longe das rádios convencionais, os programas do DJ podem ser ouvidos na internet, pelo site: https://www.radio.pacopigalle.com.br/

O festival de mesmo nome surgiu quando o programa completou 20 anos de existência, em 2011. Nesta terceira edição, estarão presentes artistas dos Estados Unidos, Leste Europeu, Senegal... um prato cheio para romper de vez as fronteiras culturais e apreciar a produção musical de diversos lugares. Além da música, o evento traz gastronomia com a Feira Caravanserai e uma exposição fotográfica franco-espanhola.

No sábado, 15, os portões do Parque se abrem às 18h e no domingo, 16, às 16h. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa do Festival Nômade 2013

 

Nos dois dias:

 

Dj Paco Pigalle – Marrocos/França/Brasil – Dias 15 E 16/06

Referência na busca pela promoção da diversidade musical Paco Pigalle nasceu em Marrocos, foi criado em Paris e, após uma temporada "por meio mundo", adentrou o Brasil via Amazônia e radicou-se por aqui.  Conhecido produtor cultural no Brasil, tem em sua bagagem a criação do programa Nômade.

 

Gerard Ortigosa - França/Barcelona – Dias 15 E 16/06

Gerard Ortigosa nasceu em Montpellier, França, e atualmente mora em Barcelona; apresenta a exposição Foto Nomada, em que, com um olhar de um fotógrafo nômade, faz um trabalho de artesão ao deixar que as imagens surjam sem pressa em preto e branco.

 

Feira Caravanserai – Dias 15 E 16/06

Sons, cheiros, cores, temperos, sabores. Lugar de encontro das mais diferentes culturas: Casa África, Maharaj e Alcici Buffet Árabe realizam uma mostra de alimentos e peças artesanais.

 

Sábado, dia 15:

 

Arnaud Van Lancker Quartet – Leste europeu – Dia 15/06

O acordeon do emblemático ''Nono'' (Arnaud Van Lancker) consegue ser uma intercessão entre o jazz, música cigana, Klezmer e outros swings do mundo, através de composições rítmicas surpreendentes e cheias de improvisação.

 

 Urubu – Brasil - Dia 15/06

O projeto Urubu surgiu na França em 2007, hoje traz para o Brasil o resultado da fusão entre a música popular brasileira e a música cigana temperados com diversas influências europeias.

 

Domingo, dia 16:

 

Aziz Sahmaoui – Marrocos/Senegal/França - Dia 16/06

Fonte de inspiração para muitos músicos da nova geração e considerado o veterano da fusão musical entre os ritmos norte-africanos e o jazz cosmopolita, o cantor e percussionista Aziz Sahmaoui traz uma viagem surpreendente através da música do Marrocos, Senegal e Norte da África, misturando tudo isso com um olhar atual de influências do jazz e do rock.

 

Zal Idrissa Sissokho – Senegal/Canadá – Dia 16/06

O senegalês Zal Idrissa Sissokho, que atualmente reside no Canadá, transforma o palco numa verdadeira alquimia musical numa celebração dos 53 anos de independência do Senegal. Com um repertório que reflete a diversidade cultural de sua trajetória, o músico faz nascer de sua Kora (espécie de harpa africana feita a partir de uma grande cabaça) sons que refletem a tradição, história e encantos de uma cultura milenar que somente um autêntico griô africano como ele pode revelar.

 

Steve Guyger - Philadelphia/EUA & Eddie Taylor Jr – Chicago/EUA– Dia 16/06

O imperdível encontro de dois ícones do Blues, o gaitista Steve Guyger da Philadelphia (há mais de 30 anos viajando pelo mundo, tocando com grandes artistas como Jimmy Rogers, John Brim, Roy Gaines, Steve Freund, Chicago Blues All Stars) e Eddie Taylor Jr, guitarrista nascido no coração do R&B de Chicago, filho da lenda do blues, Sr. Eddie Taylor. Solos e grooves fantásticos interagem com muita sinergia quando estes dois combinam seus estilos pessoais para apresentar a verdadeira essência do Blues.

 


Serviço:
15 e 16 de junho de 2013
sábado a partir das 18h, domingo a partir das 16h
Local: Parque Municipal
Entrada pela Avenida Afonso Pena (Av. Afonso Pena, 1377, Centro, Belo Horizonte/MG)
Entrada gratuita
Informações: (31) 3227 7331 - www.festivalnomade.com.br - www.facebook.com/festival.nomade

MAIS SOBRE MÚSICA