Quatro autores disputam o concurso Tinta Fresca, criado para estimular a produção de repertório erudito no país

Peças finalistas serão apresentadas em concerto nesta quinta-feira no Teatro Bradesco

por Estado de Minas 13/06/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Eugênio Sávio/divulgação
"Ficamos muito contentes com o número significativo de inscrições e com a diversidade de estados, idades e estilos dos inscritos" - Fabio Mechetti, Diretor artístico da filarmônica mineira (foto: Eugênio Sávio/divulgação)
Quinta-feira à noite, no Teatro Bradesco, será conhecido o vencedor do Festival Tinta Fresca, concurso criado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para estimular o compositor brasileiro a se dedicar à produção sinfônica.

As peças finalistas são 'L’organo marino', de Francisco Ferro; 'Em sete', de Leonardo Margutti; ... 'E ele construiu uma casa torta', de Rodrigo Meine; e 'Sinfonia IV, “Paulista”', de Rodrigo Vitta. As quatro serão apresentadas ao vivo em concerto regido pelo maestro Marcos Arakaki.

Não foi tarefa fácil selecionar as finalistas. A missão coube aos compositores Amaral Vieira, André Mehmari e Rodolfo Coelho. Em abril, eles se reuniram em Belo Horizonte para analisar 48 trabalhos. Os autores têm de 18 a 71 anos e moram na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Ensaio Além de ter peças executadas pela filarmônica, os finalistas puderam participar ativamente dos ensaios e interagir com a orquestra e o regente. O vencedor vai criar obra sinfônica que estreará em recital da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

A diversidade das origens dos autores selecionados chama a atenção. O baiano Francisco Ferro se formou no Berklee College of Music, em 2008. Atualmente, faz doutorado em composição na McGill University, em Montreal (Canadá).

O mineiro Leonardo Margutti iniciou os estudos em composição musical na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2007, mudou-se para a Inglaterra, onde fez mestrado e doutorado no King’s College London.

Mestre em composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o gaúcho Rodrigo Meine se dedica há anos à música erudita. O outro selecionado é o paulista Rodrigo Vitta, professor titular de composição das Faculdades Integradas Alcântara Machado, em São Paulo, e regente titular da Orquestra Metropolitana.

Rodrigo Vitta, Leonardo Margutti, Francisco Ferro e Rodrigo Meine, finalistas do Tinta Fresca 2013
TINTA FRESCA

Final do concurso para compositores de música erudita. Com Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Regência: Marcos Arakaki. Quinta-feira, às 20h30. Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. Entrada franca. Retirada de convites a partir das 18h30 na bilheteria.

MAIS SOBRE MÚSICA