Liderados pelo violinista Elias, família Barros faz concerto no Teatro da Assembleia

Encontros da família nos palcos tem se tornado cada vez mais frequentes, apesar das carreiras solo ainda continuarem

por Ailton Magioli 22/04/2013 08:53

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paulo Lacerda/Divulgação
Os talentosos irmãos Barros acompanhados da mãe, Maria Aparecida, ao piano (foto: Paulo Lacerda/Divulgação)
A prioridade continua sendo a carreira solo de cada um, nas variadas orquestras da capital. O encontro em família, no entanto, ganha cada vez maior regularidade, como prova o concerto da noite desta segunda-feira, no Teatro da Assembleia, onde a família Barros volta a se encontrar. Liderados pelo violinista Elias, o mais velho do clã, Eliseu (violino), Alexandre (oboé), William e Gláucia (violas) Barros, a família vai interpretar peças dos compositores Bernhard Henrik Crusell e Felix Mendelssohn Bartholdy.

Segundo Elias Barros, a responsabilidade pelos concertos familiares é dividida, diante do fato de todos serem integrantes de orquestras. A origem musical da família remonta a Congonhal, no Sul de Minas, onde o bisavô paterno, Joaquim Inácio, foi músico de banda. O chefe da prole, Joaquim Inácio de Barros, que morreu em 2001, era flautista profissional, enquanto a mulher dele, Maria Aparecida Martins de Barros, musicista (piano) amadora, acabou responsável por repassar a herança genética para os cinco irmãos.

Hoje profissionais reconhecidos na capital, Elias, violinista da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG e da Orquestra de Câmara do Sesiminas; Eliseu, também violinista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Alexandre, oboísta da Filarmônica de Minas e professor da Escola de Música da UFMG; William, violista da Filarmônica de Minas, e Gláucia, também violista das orquestras de Câmara do Sesiminas e Sinfônica de Minas Gerais, alternam-se entre os compromissos solos e os cada vez mais regulares concertos familiares.

Segundo o maestro da turma, os próprios ensaios, normalmente realizados na casa da mãe, Maria Aparecida Martins de Barros, já se tornaram um evento. Como o ambiente é propício, os ensaios acabam se tornando uma festa, seguida do indispensável cafezinho e, claro, muito bate-papo agradável. A ideia de gravar um disco também já vem sendo amadurecida pela família Barros, que começa a preparar projeto para inscrevê-los nas leis de incentivo à cultura.

Para ter ideia do poder da música entre os Barros, vale citar o fato de quatro filhos dos irmãos já estarem regularmente matriculados em escolas de música. "É genético", comemora o tio Elias, lembrando que o futuro da família Barros já está garantido nas salas de concerto e nos estúdios de gravação.

No concerto de hoje à noite, eles receberão como convidados os músicos Robson Fonseca (cello), Camila Pacífico (cello), Guilherme Paganini (violino) e Arthur Vieira Terto (violino). Na primeira parte, os irmãos Barros apresentarão um octeto de Mendelssohn que, além da grandiosidade, é de difícil execução. "Trata-se de uma peça pouco tocada e de muita expressão", justifica Elias Barros. "É uma formação única, também, na vida do compositor, só com cordas", ressalta, justificando a presença dos músicos convidados. Já a peça de Crusell que a família Barros vai tocar é uma novidade no repertório dos irmãos.

FAMÍLIA BARROS & CONVIDADOS
Nesta segunda-feira, 20h, no Teatro da Assembleia, Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho. Ingressos: R$ 1. Informações: (31) 2108-7826.

MAIS SOBRE MÚSICA