Roda de samba à segunda-feira vira CD e DVD de Moacyr Luz

Projeto despretensioso do músico completa oito anos com lançamentos

por Kiko Ferreira 21/04/2013 08:00
André Santos/Divulgação
Moacyr Luz comanda uma moçada que trabalha com prazer (foto: André Santos/Divulgação)
Parece que foi numa semana recente, mas já se passaram oito anos desde que o cantor e compositor Moacyr Luz resolveu criar uma roda de samba nas tardes de segunda-feira, para atender aos que trabalham nos fins de semana e procuram diversão em tarde útil. Principalmente os músicos. Claro que a ideia foi além e logo o 'Samba do Trabalhador' saiu de algumas dezenas de espectadores para um público de mais de 3 mil pessoas e edições pelo país. Inclusive em BH.
 
Em 2005, no primeiro aniversário, saíram CD e DVD gravados no tradicional Clube Renascença, agremiação fundada em 1951 no Andaraí, onde o projeto continua acontecendo religiosamente toda segunda. Agora, saem disco e vídeo de mais uma roda, registrada em 24 de novembro do ano passado. Com voz mais encorpada do que a do primeiro trabalho, Moacyr comanda um grupo de jovens que representam a nova cena do samba carioca, com um sorridente Rildo Hora acompanhando e aprovando a festa. Hora é convidado especial, assim como o mineiro Toninho Geraes e o veterano Efson, numa escalação que inclui o festejado Moiseis Marques, Marcelinho Moreira e Makley Mattos.
 
Com 16 faixas no DVD e 13 no CD, 'Ao vivo no Renascença Clube' tem parcerias de Moacyr Luz com Martinho da Vila ('Samba dos passarinhos'), Luiz Carlos da Vila ('Benza, Deus'), Wilson das Neves ('Quando se é popular') e Sereno ('Que batuque é esse?' e 'Vida da minha vida'), além de algumas que estão entre as melhores produções recentes de Aldir Blanc ('Saudades da Guanabara', 'Anjo da velha guarda', 'Praça Mauá: que mal há?') e Paulo César Pinheiro ('Som de Prata', em homenagem a Pixinguinha). No DVD, uma curta faixa extra traz depoimentos de Moacyr e dos músicos que fazem a base da festa semanal. Bom trabalho.

MAIS SOBRE MUSICA