Música 'Gentleman' é a nova aposta de Psy

Com possível novo hit, o sul-coreano tenta repetir o sucesso de 'Gangnam style'

por AFP 12/04/2013 15:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

KIM JAE-HWAN / AFP
Novo vídeo de Psy será divulgado no sábado, 13 (foto: KIM JAE-HWAN / AFP)
O cantor sul-coreano Psy lançou nesta sexta-feira seu novo single, 'Gentleman', uma canção com ritmos eletrônicos contagiantes, mas seus admiradores precisarão esperar pelo videoclipe, que foi o fator-chave do sucesso mundial de seu hit 'Gangnam style'. A nova música se refere a um "gentleman" que tenta seduzir as mulheres durante uma noitada. A melodia é rítmica e o texto contém mais palavras em inglês que Gangnam Style - que em sua maior parte estava em sul-coreano -, demonstrando que Psy se dirige agora a um público internacional.

"Permita-me descrever como sou. Sou um homem encantador, tenho audácia e humor", canta em sul-coreano este artista gordinho de 35 anos, antes de acrescentar em inglês: "I'm a mother-father gentleman"."Vou te fazer suar. Vou te fazer se molhar. Sabem quem eu sou? O Psy molhadinho", continua em inglês. A canção, disponível na internet desde a madrugada desta sexta-feira, ocupou diretamente o topo das vendas em meia dúzia de sites on-line na Coreia do Sul. A partir desta sexta-feira, ela estará disponível para venda em 199 países.

Repercussão nas redes sociais

Uma pesquisa entre 2.000 pessoas no Daum.net, um dos principais sites de informação na Coreia do Sul, indica que 38,9% das pessoas questionadas classificam esta canção de "boa ou muito boa" e 48,3% e "medíocre ou chata". Muitos admiradores ainda afirmam que se sentem frustrados por ainda não terem visto o clipe, cuja gravação terminou na terça-feira.

Psy, cujo verdadeiro nome é Park Jae-Sang, fará um show neste sábado no estádio da Copa do Mundo de Seul, que será transmitido no site de vídeos Youtube às 18h30 locais (06h30 de Brasília). O clipe tão esperado que acompanha a canção também será divulgado no sábado.

Em uma entrevista no início deste mês, o cantor havia indicado que o vídeo incluiria danças tradicionais coreanas. "Esta dança é conhecida por todos os coreanos, mas não pelos estrangeiros. Isto será apresentado no 'estilo Psy'", declarou.

Graças ao seu videoclipe, no qual o cantor fingia estar montado em um cavalo invisível, Psy se tornou uma celebridade mundial em 2012. Gangnam Style, que foi colocado no Youtube em julho de 2012, é uma sátira da vida dos novos ricos ociosos de Gangnam, o bairro rico de Seul, e se tornou em dezembro o vídeo mais visto da história do site e o primeiro a ser visualizado mais de 1 bilhão de vezes. Atualmente, já tem mais de 1,5 bilhão de visualizações.

Apesar das palavras em sul-coreano e dos passos de dança bizarros, a característica chiclete de Gangnam Style fascinou o grande público planetário, incluindo as celebridades e os grandes deste mundo, de Ban Ki-moon, o secretário-geral da ONU, ao prefeito de Londres, passando pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Será muito difícil repetir o sucesso de Gangnam Style. No entanto, os críticos musicais sul-coreanos destacam que Psy não é um principiante. Já lançou seis álbuns e há mais de dez anos percorre os palcos musicais de seu país, onde exibe seu estilo irreverente e exibicionista (para um público sul-coreano), diferentemente dos cantores consagrados do K-pop, o pop sul-coreano.

 

Ouça 'Gentleman', a nova faixa do Psy

 

 

MAIS SOBRE MÚSICA