Ivete Sangalo anuncia projeto para comemorar 20 anos de carreira

Cantora participa da 15ª edição do Axé Brasil, sábado que vem, no Mineirão e diz que quer agora investir no trabalho de atriz

por Ana Clara Brant 07/04/2013 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Rafa Mattei/Divulgação
Ivete Sangalo estreou carreira solo em BH e é a única artista a ter se apresentado em todas as edições do festival de música baiana realizado em Minas (foto: Rafa Mattei/Divulgação )
“Nó, Ivete, gosto demais d’ocê. Tô doida pra ver seu show.” Ivete Sangalo não esconde o carinho pelos mineiros, tanto é que fez questão de imitar o sotaque que ela acha “tão delicioso” assim que começa a entrevista. E a reciprocidade é um fato. Os mineiros adoram a musa do axé. Prova disso é que ela é a única artista que participou de todas as 14 edições do Axé Brasil. Na 15ª maratona de música baiana, no próximo fim de semana, no Mineirão, ela é novamente a atração mais esperada. “É esse respeito, esse retorno, esse amor que me dão alegria. Foi em Minas que fiz meu primeiro show solo, justamente no Axé Brasil. Lembro de passar um mês inteiro em turnê nas cidades do interior. Tenho grandes amigos e pode avisar à mineirada que estou malhando demais para ficar bem bonitona para essa apresentação aí”, avisa a sempre bem-humorada Ivete.

No começo do ano, ela debutou em outro importante evento musical, o Festival de Verão de Salvador, e, para comemorar sua 15ª participação, realizou um verdadeiro baile em cima do palco, com direito a valsa com príncipes como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Ricardo Chaves e Durval Lelys. BH não terá um baile, mas nem por isso deixará de ser uma noite especial – a baiana se apresenta no sábado. “Vamos fazer um pouco da turnê 'Real fantasia' e também relembrar os grandes sucessos. Vou levar meu figurino novo e vai ser um grande show. Os mineiros merecem, porque sempre me prestigiam”, frisa ela, que tem, inclusive, o título de cidadã honorária do estado.

Além dos 15 anos da carreira solo, Ivete Sangalo celebra este ano duas décadas na estrada, iniciadas quando era vocalista da Banda Eva. Está prevista para o fim do ano a gravação do DVD que vai marcar essa trajetória, que será registrado na Arena Fonte Nova, em Salvador, que ela garante ter ficado linda. “E o Mineirão, como ficou? Estou doida para conhecer”, pergunta. Para a cantora, o show dos 20 anos, que deve ser realizado em dezembro, será mais um momento importante de sua vida. “Do fundo do coração, te digo que não tenho nenhum acontecimento negativo na minha carreira. Só tenho coisas boas, graças a Deus! Melhorei muito como pessoa e só tenho a agradecer. O amor, o prestígio que conquistei ao longo dos anos é maravilhoso”, destaca. Ivete garante não ser uma pessoa que planeja muito, apesar de ter suas projeções profissionais, e salienta que o mais interessante na vida são as surpresas. “Os grandes sonhos vão sendo construídos ao longo do tempo. Não fico pensando muito no futuro. A vida tem que apresentar coisas novas. Isso que é bacana, e não são só momentos surpreendentes da carreira, mas da própria casa, no convívio com a família e com os amigos”, diz.

Do palco para as telas

Por falar em surpresas, ter se destacado como atriz foi uma delas. Aliás, o próprio exercício da profissão lhe reservou momentos interessantes. A paixão é tão forte que Ivete quer prosseguir na carreira e já tem projetos engatilhados, como o filme 'Super Crô', sobre o personagem de Marcelo Serrado na novela 'Fina estampa'. A artista baiana foi convidada para viver a mãe do personagem principal. “Até sugeri que ela fosse mineira e que tivesse viajado pelo Nordeste e conhecido o pai do Crô por lá. Mas ainda não sei como será”, revela. A cantora tinha uma visão mais superficial da interpretação e quando mergulhou no papel de Maria Machadão, em 'Gabriela', no ano passado, descobriu um novo mundo. “Ser atriz é algo lindo e profundo. Consegui desenvolver a história da minha personagem com a emoção que queria e isso foi fantástico. Quero muito continuar nisso”, emenda.

Ivete Sangalo tem outra iniciativa no cinema em vista, mas, como vai se dedicar bastante às comemorações dos 20 anos de carreira, o projeto será adiado. Assim como o próximo filho, tão especulado, mas que ainda não tem data certa. “Quando a gente está namorando nos perguntam quando será o casório. Aí a gente casa e querem saber quando vou engravidar. Nasce o filho e querem saber quando virá o segundo. É sempre isso. Mas vai ser algo natural, tranquilo. Queremos ter o segundo sim, mas vai acontecer quando tiver que acontecer. Está tudo ótimo”, celebra.

Do trio elétrico à MPB


Ivete é de uma família de músicos e desde criança soltava a voz e tocava violão. Mas a carreira profissional deslanchou mesmo em 1993, quando ingressou na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns, vendendo mais de 4 milhões de cópias. Em 1999, seguiu sozinha e se transformou em fenômeno musical. Ao longo dos anos, a baiana foi incorporando de tudo um pouco em seu estilo, sem perder, é claro, o foco nas suas raízes, o axé. “Não acredito que tenha mudado, mas qualquer segmento musical é bem-vindo. Dialogo bem com todo mundo”, conta a cantora, que já se apresentou e gravou ao lado de gente como Marcelo Camelo, Samuel Rosa, Aviões do Forró, Jorge Ben Jor, Zezé di Camargo & Luciano e Roberto Carlos.

Isso sem falar nos conterrâneos, que também são variados. Vão de Gilberto Gil e Caetano Veloso, passando por Araketu, Carlinhos Brown, Durval Lelys e Saulo Fernandes. Saulo, aliás, é alvo constante de elogios de Ivete Sangalo, a quem ela considera um grande poeta e músico. “A Bahia sempre foi extremamente criativa e produtiva. E muitos são ligados ao carnaval. O Gil e o Caetano mesmo têm ligação com o carnaval. Gosto muito do Saulo, que é um excelente cantor e compositor, e da banda Filhos de Jorge, que tem essa coisa forte da mistura de ritmos, dança e percussão. São dois ótimos representantes, mas tem muito mais gente boa por aqui”, garante, como boa baiana.

MAIS SOBRE MÚSICA