Ben Harper se reinventa mais uma vez no álbum 'Get up!'

O novo trabalho foi dedicado aos mestres Solomon Burke e John Lee Hooker

por Mariana Peixoto 16/03/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Danny Clinch/Reprodução
Ben Harper e o gaitista Charlie Musselwhite consolidaram a parceria que deu muito certo (foto: Danny Clinch/Reprodução)
Como encaixar Ben Harper? Depende da época e do contexto. Há os que insistem em lembrar da porção mais esquecível dele, como a parceria com Vanessa da Mata em 'Boa sorte/Good luck'. A porção cancionista do cantor, compositor e guitarrista norte-americano aparece em 'Diamonds on the inside', 'Morning yearning' e 'Steal my kisses', todas de forte vocação pop. Harper tem seu lado roqueiro de 'Excuse me Mr.' e 'Number with no name'.

Em duas décadas de carreira, vai fundo na base da música popular americana: bons exemplos são um disco voltado para o gospel ('There will be a light', com o grupo The Blind Boys of Alabama) e o folk (o projeto 'Fistful of Mercy', em trio formado por Joseph Arthur e Dhani Harrison). Prolífico e inquieto, Harper agora se volta para outra instituição norte-americana, o blues. Para o álbum 'Get up!', convidou a referência da gaita Charlie Musselwhite. Juntos, gravaram 10 faixas, todas de autoria de Harper, aqui com as colaborações de Jason Mozersky (guitarra), Jesse Ingalls (baixo) e Jordan Richardson (bateria), músicos que integram a banda Relentless7, sua banda atual.

Dedicado a Solomon Burke e John Lee Hooker, o álbum está sendo lançado pelo lendário selo Stax, de Memphis, Tennessee, que, nos áureos tempos, lançou nomes como Otis Redding, Wilson Pickett e Albert King. Harper e Musselwhite se aproximaram no final da década de 1990, depois de participar de gravação de John Lee Hooker. Desde então, vêm tocando juntos. O gaitista é reconhecido como um dos mais importantes nomes nascidos no chamado “blues branco”, que emergiu nos anos 1960.

A intenção de 'Get up!' é fazer um passeio em diferentes nuances do gênero. O álbum é aberto com um blues acústico, 'Don’t look twice', belo duelo de violão e gaita. A pulsação sobe com o blues-rock "I’m in I’m out and I’m gone. Já o riff que abre, em alta rotação, 'Blood side out', é puro Jimi Hendrix. 'You found another lover (I lost another friend)', outra canção desplugada, traz uma interpretação cheia de lamento de Harper, uma de suas marcas registradas em músicas de baixa rotação. A faixa-título tem uma levada funkeada, enquanto 'All that matters now', que fecha o álbum, é um petardo na tradição do Delta blues. De gerações e de experiências distintas, Harper e Musselwhite só ganharam com a parceria. 'Get up!'. É um respiro para a carreira dos dois.

Assista ao clipe da música 'I Don't Believe A Word You Say':


MAIS SOBRE MÚSICA