O vocalista Thales Silva informa que uma das fontes de inspiração do CD foram as ideias do geógrafo Milton Santos (1926-2001). Os “homens lentos” do título – conceito criado pelo pensador baiano – são aqueles que, devido à sua condição social, resistem às imposições do veloz e excludente mundo contemporâneo. “Queremos tentar entender as contradições da relação entre o global e o local”, filosofa Thales.
De acordo com ele, o conceito do “homem lento” deu liga ao universo de pensamento e música que a banda trabalhava. “Entendíamos que ele era denso e rico demais para simplesmente o deixarmos no ar, como título de um disco. Para incitar reflexão um pouco mais profunda, precisaríamos usar um processo extramusical”, explica o cantor, referindo-se ao lançamento via internet.
As letras e o conceito criado por Milton Santos flertam com temas atuais, como as ocupações sociais observadas em Belo Horizonte e os espaços importantes da cidade. “Em nossas canções há reflexão sobre a nossa paisagem, os nossos lugares e personagens mais marcantes dos recortes históricos que escolhemos. Vamos lembrar os vultos modernistas e sua representatividade”, comenta Thales.
Viaduto Previsto para 13 de abril, o show de lançamento de 'Homens lentos' será realizado embaixo do Viaduto de Santa Tereza, no Centro de BH. A data ainda não está confirmada, pois o evento depende da disposição dos fãs de financiá-lo por meio de crowdfunding – uma espécie de “vaquinha” viabilizada pela internet. O projeto será divulgado em parceria com a Variável 5, que já produz shows em BH por meio de arrecadação dos fãs.
A escolha do viaduto não veio por acaso: trata-se de um palco conquistado, a contragosto das autoridades, por artistas da cena independente. “O Duelo de MCs e o Sarau Viralata já ocuparam aquele local e há tempos vêm provocando reflexão. Vamos agregar algo mais: o olhar de ângulo um pouco diferente, mas muito apoiado no que já foi construído. Já há uma aura reflexiva e efervescente naquele lugar”, conclui Thales Silva. Além dele, A Fase Rosa conta com Fernando Monteiro (bateria), Rodrigo Magalhães (baixo) e Rafael Azevedo (guitarra).
Saiba mais
Milton Santos
Pensador de esquerda respeitado internacionalmente, o geógrafo baiano Milton Santos (1926-2001) publicou cerca de 30 livros, entre eles o clássico O espaço dividido. Ele se dedicou ao estudo de temas como espaço, território e a conexão da sociedade com as novas tecnologias. Seu “homem lento” resiste à fragmentação de identidades imposta pela globalização. Se o “homem rápido” está conectado à revolução tecnológica e à veloz acumulação do capital, tornando-se um agente social desenraizado, o “homem lento”, peça do chamado “circuito inferior da economia”, está associado aos pobres, cuja vivência se dá no “tempo lento” do cotidiano e nas relações de vizinhança e de solidariedade.
Ouça a faixa O Jogo, d'A Fase Rosa: