Farofa Carioca volta aos tempos de Seu Jorge em DVD ao vivo na Lapa

Coletivo convidou ex-vocalista consagrado para registro de show em 2010

por Mariana Peixoto 18/02/2013 08:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Lapa Música/Divulgação
(foto: Lapa Música/Divulgação)
O coletivo Farofa Carioca, 16 anos depois de sua estreia, é referendado pelos primeiros tempos, quando contava com Seu Jorge como vocalista. É do fim da década de 1990 o álbum de estreia, 'Moro no Brasil' (1998), que ainda hoje domina o repertório dos shows. Uma boa prova disso está em 'Farofa Carioca ao vivo na Lapa', registro de apresentação de setembro de 2010, no Circo Voador, que somente agora ganha lançamento em DVD.

Do repertório de 17 faixas estão cinco do primeiro disco. A canção-título, por sinal, é executada duas vezes – é a primeira e a última do show. Engrossam o caldo samba-pop-funk do hoje sexteto, algumas releituras, como 'Vendedor de bananas', de Jorge Benjor; e o clássico 'Malandragem dá um tempo', eternizado por Bezerra da Silva. Ao longo de uma década e meia, o combo participou de uma série de álbuns (coletâneas, projetos especiais, discos ao vivo), mas só fez mais um álbum de inéditas, 'Tudo de ensaio' (2008). Desse trabalho, cinco canções entraram no DVD, como 'Rio batucada' e 'Yes my brother'.

No encontro do Circo Voador, a banda cercou-se de convidados, que dão nova cor às músicas. O destaque, como não poderia deixar de ser, é Seu Jorge, que participou de várias faixas, entre elas 'Doidinha', 'Estudantina' e 'São Gonça'. O segundo ex-vocalista do grupo, hoje também em carreira solo, Gabriel Moura divide com ele os vocais. Fica clara a força da dupla em comparação com o atual vocalista, Mario Broder (ex-Funk’n’Lata), que é correto, mas sem brilho. Outro ex-Farofa que aparece é o flautista francês radicado no país Bertrand Doussain.

Já Elza Soares, que gravou no passado 'A carne', com letra contundente de Marcelo Yuka, é outro destaque do material. Além dessa – aqui mais leve e dançante do que no registro que a cantora fez dez anos atrás –, Elza coloca o gogó à prova em 'Malandragem'. Para além do show na Lapa – dançante, mas sem muitas novidades –, há nos extras um registro do grupo na Posto 9, em Ipanema. Seu Jorge conta que nos primeiros anos era ali que a turma se reunia para ensaiar, geralmente às segundas-feiras, quando a praia estava mais tranquila. Uma versão acústica de 'A carne' ilustra esse reencontro. Sem maquiagem alguma é o ponto alto do DVD.

MAIS SOBRE MÚSICA