Titane lança DVD com show no SESC Palladium

por Eduardo Tristão Girão 06/12/2012 09:07

João Castilho/Divulgação
O congado é uma espécie de guardião da memória dos negros escravizados no Brasil - Titane, cantora (foto: João Castilho/Divulgação)
 

Titane e o Campo das Vertentes, espetáculo cênico musical que se tornou marco na carreira da cantora mineira, será reencenado hoje à noite no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, especialmente para o lançamento do DVD homônimo, gravado ao vivo na cidade em abril. À frente de banda e coro de 22 vozes, a artista apresenta repertório baseado no congado mineiro, escrito por Sérgio Pererê e Makely Ka. Ela promete, ainda, reinterpretar canções que a emocionam, mas que não canta há anos.

“Estreamos esse espetáculo em 2006 e esse DVD encerraria a vida útil dele. Inclusive, o grupo estava desmobilizado há um ano. Mesmo assim, estou me preparando para mantê-lo de pé ano que vem. Já estamos definindo uma data em São Paulo”, conta Titane. A direção artística é do dramaturgo João das Neves e a direção musical dividida entre a artista, Sérgio Pererê e Rogério Delayon. Este último, que toca guitarra, violões, charango e cavaquinho no espetáculo, integra a banda da cantora ao lado de Adriano Campagnani (baixo) e Serginho Silva (bateria e percussão). Estão previstas as participações especiais de Pererê e Makely, além da sanfoneira Cimara Fróis e do percussionista Daniel Guedes.

“Pererê é muito místico e isso cria um contraponto em relação ao Makely, que gosta do caos urbano e de tocar nas esquinas do mundo. Pererê é o outro lado da moeda e, como intérprete, preciso dos dois compositores para entender a vida”, observa ela. Além das músicas dos dois, ela cantará Felicidade (Luiz Tatit), Tiro de misericórdia (João Bosco e Aldir Blanc), Sem ganzá não é coco e Templo (ambas de Chico César). Novidade em seu repertório será Olha Maria (Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes).

Titane considera esse o espetáculo em que a temática afromineira que a influencia mais se manifesta. Entretanto, não vê Titane e o Campo das Vertentes como montagem para iniciados: “Mesmo que o espectador não seja envolvido com congado, é filho desse conflito entre brancos e negros. Isso é parte do nosso cotidiano. O congado é uma espécie de guardião da memória dos negros escravizados no Brasil. Esse espetáculo ajuda a digerir isso. Chama a atenção para a nossa história, mas é música contemporânea”.

 Titane e o Campo das Vertentes
Show de lançamento do DVD de Titane. Hoje, às 21h, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).
Informações: (31)3279-1500 e www.titane.com.br

MAIS SOBRE MÚSICA