The xx lança segundo disco tão bom quanto o de estreia

Coexist reafirma a personalidade do trio formado por Jamie Smith, Romy Madley e Oliver Sim

por Kiko Ferreira 23/10/2012 08:36
 Lab344/Divulgação
(foto: Lab344/Divulgação)
Mesmo que o trio inglês The xx tenha anunciado, desde o início das gravações, em novembro do ano passado, que o som do segundo disco, Coexist, seria mais eletrônico e inspirado na club music, ele não foi feito para dançar. Com boa parte da ambiência proporcionada pelos teclados e ritmos eletrônicos do produtor Jamie Smith, cada vez mais requisitado como DJ e produtor de remixes, mesmo em faixas mais animadas, como Missing e Sunset, a sensação predominante no álbum, que acaba de sair no Brasil, é de um clima etéreo, nebuloso, mais de sugestões do que de afirmações definitivas. Formado em 2005 por quatro colegas de uma escola do Sul de Londres, a Elliot School, o grupo, que ficou reduzido depois da saída da tecladista e guitarrista Baria Quresh, estreou de maneira espetacular em 2009 com um disco que vendeu mais de 400 mil cópias no mercado norte-americano. O mix climático de pós-punk, indie rock, deep house, dubstep e r&b desacelerado logo alçou a banda ao panteão reservado às grandes novidades. E hits como Crystalized e Islands (que ganhou até cover de Shakira ) fizeram com que eles tivessem prestígio semelhante ao de bandas como New Order e Happy Mondays no auge da fama. Depois de dois anos excursionando com o repertório do primeiro CD, a vocalista e guitarrista Romy Madley Croft e o baixista e vocalista Oliver Sim se isolaram e compuseram temas que, no final, passaram a dialogar, de modo complementar. Gravado num estúdio de fotografia londrino, com direito a deixar portas abertas para que ruídos externos pudessem ajudar a criar climas, o álbum foi feito enquanto o trio ouvia Sade, Marvin Gaye e outros tradutores de sensualidade em som. Mas na música do The xx, mesmo que muitos entendam o sexo como elemento fundamental, o que predomina é a reticência, a sensação de solidão, do amor como fonte de incompletude e ausência. Da abertura, com Angels, em que o amor é comparado a um sonho com anjos, e com o hit Chained (com sample de um tema dos Crusaders), sobre a distância do ser amado, à romântica oferenda final de Our song, o trabalho é repleto de contrastes entre a carne e a inocência, a noite e a luz do dia, o clima de balada e a tentação. Coexist, que mantém e amplia o estilo do primeiro disco, pode ser encarado como segura repetição ou reafirmação de personalidade. Seja qual for a opção de quem ouve, as camadas que vão sendo apreciadas e decifradas a cada nova audição continuam garantindo ao trio uma posição diferenciada numa cena tão diversa quanto carente de originalidade. Cotação: Muito bom

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