Nana Caymmi compra briga com Chico, Gil, Caetano e a sobrinha Alice

Cantora defende Jair Bolsonaro, ataca compositores por apoiarem Lula e ironiza a carreira de Alice Caymmi, que ganhou o apoio do pai, Danilo, e de celebridades

por Estado de Minas 29/03/2019 17:39
Lívio Campos/Divulgação
Declarações polêmicas de Nana Caymmi bombaram na internet (foto: Lívio Campos/Divulgação)
O tempo fechou no clã Caymmi depois de a cantora Nana Caymmi, de 77 anos, conceder entrevista pra lá de polêmica ao jornal Folha de S. Paulo, na quinta-feira (28). Ela defendeu o presidente Jair Bolsonaro – em quem votou no segundo turno – e chamou Gilberto Gil (seu ex-marido), Chico Buarque de Holanda e Caetano Veloso de "chupadores do pau de Lula''. 
 
De acordo com Nana, “é injusto não dar a esse homem (Bolsonaro) um crédito de confiança. Um homem que estava fodido, esfaqueado, correndo pra fazer um ministério, sem noção da mutreta toda... Só de tirar PMDB e PT já é uma garantia de que a vida vai melhorar".
 
Nana criticou a própria família. Lamentou o fato de as netas – "bisnetas de Dorival Caymmi" – frequentarem show do pagodeiro Belo. E não poupou a sobrinha Alice Caymmi, de 29 anos, cantora como ela, que lançou três discos. "Achei que Alice ia dar mel, mas não deu", ironizou.
 
No Instagram, Alice Caymmi reagiu, mas sem citar o nome da tia. Disse não concordar com o que as pessoas que compartilham seu sangue pensam e fazem. “É muito difícil ser coerente com um coro grego tragicômico atrás”, desabafou. "Nunca pedi aprovação de ninguém, nunca pedi ajuda, nunca pedi um real, mas decido exigir respeito", completou.
 
Alice encerrou o post com um elogio aos pais, Danilo Caymmi, irmão caçula de Nana, e Simone: “Aqueles que tanto queriam que eu nascesse, apesar de outros não. Eu sigo sempre viva e forte, quer queiram quer não. Quem precisou de mim sabe que eu estava lá. Quem conheceu Dorival, sabe a neta que sou e que sempre fui. Kawô Cabiecilê.”
 
APOIO No Instagram, o cantor e compositor Danilo Caymmi apoiou Alice. Ele republicou o post dela e escreveu: "Viva minha filha Alice, talentosa, sensível e grande intérprete! te amo, papai."
 
Vários artistas e celebridades saíram em defesa de Alice Caymmi no Instagram da artista. Entre eles, Bela Gil (filha de Gilberto Gil), Maria Gadú, Preta Gil, Fernanda Lima, Cleo Pires, Ana Cañas, Letícia Letrux, Mahmundi, Luiz Lobianco, Sara Oliveira, Leilane Neubarth, Roberta Sá, Teresa Cristina, Alice Wegmann e Ed Motta.
 
A mensagem de Alice Caymmi no Instagram recebeu 8.740 curtidas até as 17h desta sexta-feira (29).
Nana acaba de lançar o CD Nana Caymmi canta Tito Madi (Biscoito Fino). Ela disse ao repórter Luiz  Fernando Vianna, da Folha, que está “saindo à francesa” do mercado musical para viver "em paz". E completou: "Já dei régua e compasso. Agora, é como diz meu ex-marido: Aquele abraço!".
 
TRENDING TOPICS As declarações de Nana bombaram na internet. Na quinta-feira (28), ela permaneceu entre os trending topics no Twitter. Nesta sexta (29), Paula Lavigne, empresária e mulher de Caetano Veloso, postou em seu stories a brincadeira de um internauta. Sobre a foto de Caetano sorridente, está escrito "Fulana critica Caetano. E Caetano reage: No fundo é uma eterna criança/ que não soube amadurecer". 
 
Trata-se da letra de um hit de Nana, a canção Resposta ao tempo, de Aldir Blanc e Cristovão Bastos. O bolero foi tema da famosa série Hilda Furacão, exibida pela TV Globo em 1998.

MAIS SOBRE MEXERICO