Globo tomará 'medidas necessárias' sobre acusação contra José Mayer

Emissora publicou nota como resposta ao texto da figurinista Susllem Meneguzzi Tonani que acusa o ator de assédio sexual

por Diário de Pernambuco 31/03/2017 17:07
Globo/Divulgação
José Mayer interpreta Tião na novela "A lei do amor", que acaba nesta sexta-feira (foto: Globo/Divulgação)
A Rede Globo divulgou nota em resposta à acusação de assédio moral de José Mayer feita pela figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, de 28 anos. A profissional afirmou que o artista de 67 anos, atualmente em cartaz na novela A lei do amor, que chega ao fim nesta sexta-feira, escreveu um artigo publicado no blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal Folha de S.Paulo. O texto foi excluído poucas horas depois, por não ter dado direito ao artista de se manifestar, e republicada após o envio do comunicado.

"A Globo repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E zela para que as relações entre funcionários e colaboradores da emissora se deem em um ambiente de harmonia e colaboração, de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade. Desta forma e tendo o respeito como um valor inegociável da empresa, esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas. A Globo não comenta assuntos internos", diz a nota.

"Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália. Sim, ele colocou a mão na minha buceta e ainda disse que esse era seu desejo antigo. Elas? Elas, que poderiam estar eu meu lugar, não ficaram constrangidas. Chegaram até a rir de sua 'piada'. Eu? Eu me vi só, desprotegida, encurralada, ridicularizada, inferiorizada, invisível. Senti desespero, nojo, arrependimento de estar ali. Não havia cumplicidade, sororidade", descreveu a figurinista.

A partir do ocorrido, segundo Susllem, ela passou a evitar o ator. Quando se encontraram, em um set de filmagens com cerca de 30 pessoas, ela foi hostilizada por ele, na frente de outros profissionais. "Ele no centro, sob os refletores, no cenário, câmeras apontadas para si, prestes a dizer seu texto de protagonista. Neste momento, sem medo, ameaçou me tocar novamente se eu continuasse a não falar com ele. E eu não silenciei. 'VACA', ele gritou. Para quem quisesse ouvir. Não teve medo. E por que teria, mesmo?"

MAIS SOBRE MEXERICO