Globo define nome de novela que vai falar de filha de Tiradentes

'Liberdade, liberdade', trama de Márcia Queiroz, estreia no primeiro semestre de 2016 com grande elenco

por Ana Clara Brant 13/11/2015 10:35

Finalmente a Globo decidiu o nome da novela que vai entrar na faixa das 23h no primeiro semestre do ano que vem e vai focar na história da filha de Tiradentes. Liberdade, liberdade, escrita por Márcia Prates, terá direção de Vinícius Coimbra e vai contar no elenco com nomes como a atriz de Juiz de Fora, Andreia Horta, no papel de Joaquina, a filha do herói da Inconfidência Mineira, Mariana Ximenes, Caio Blat,Matheus Solano e Maitê Proença. 


Mais um nome foi confirmado pela emissora carioca, Lilia Cabral, que volta à telinha após Império. A atriz vai interpretar um papel inédito em sua carreira na televisão, a cafetina e ex-prostituta Virgínia. Lilia será também a mãe do personagem de Matheus Solano. O cenógrafo Mário Monteiro reproduzirá uma cidade histórica mineira em pleno Projac. A ideia é gravar também alguns capítulos na Europa.

TVGlobo/João Cotta
Lilia Cabral viverá a cafetina Virgínia em 'Liberdade, liberdade' (foto: TVGlobo/João Cotta)


A trama gira em torno de Joaquina (Andreia Horta), uma jovem criada dentro de um convento após ser abandonada pela própria mãe, Antônia (Zezé Polessa), que sempre foi muito adoentada e não teve condições de criá-la. Quando descobre ser filha de Tiradentes (ator ainda não escalado), um justiceiro que acabou sendo morto por enforcamento em praça pública devido à sua luta pela independência do Brasil, Joaquina foge do local junto com um grupo de artistas itinerantes, disposta a honrar o nome do pai, descobrindo pistas, no próprio convento, sobre o paradeiro da mãe.


Os artistas deixam Joaquina em seu destino, uma pequena cidade mineira, na qual a jovem encontra Antônia, que está moribunda em uma igreja. Joaquina cuida da mãe, mas só lhe revela sua identidade após conseguir conquistar a confiança da mulher e obter informações sobre Tiradentes. Ela resolve contratar um advogado para reconquistar as terras que foram saqueadas do seu pai e produzir vinho, mas possui dificuldade em convencer algum profissional a se enveredar nesse ramo. Graças às pessoas influentes que conhece depois da mudança, a jovem finalmente consegue alcançar seu objetivo.

MAIS SOBRE MEXERICO