Por que programas de gastronomia como o 'MasterChef' fazem tanto sucesso?

Segmento registrou crescimento de 24% nos últimos três anos na tevê por assinatura, segundo o Ibope Media

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Band/Divulgação
O mineiro Gustavo Bicalho, participante do 'MasterChef Brasil'. Programa é um fenômeno na internet (foto: Band/Divulgação)
Gastronomia não é um tema inédito no entretenimento, mas é inegável o quanto a abordagem se expandiu em anos recentes na televisão. Levantamento feito pelo Ibope Media a pedido do Viver aponta crescimento de 24% no número de programas registrados na TV por assinatura entre 2012 e 2014. Atrações com as mais distintas propostas - da competição tensa do 'MasterChef Brasil', exibido às terças-feiras na Band, às 22h30, com recorde de audiência a cada edição, ao apelo a celebridades para produção dos pratos - dão vigor extra ao pioneirismo de Ofélia Anunciato, cuja 'Cozinha maravilhosa da Ofélia' ela apresentou por 30 anos.

A expansão recente é reflexo de um movimento internacional. Canais como o GNT, TLC, Fox Fife, Food Network e Discovery apostam no filão para garantir a audiência. "A gente tem um delay com outras culturas, como a dos Estados Unidos, de uns dez a 12 anos na televisão. Temos uns bons anos pela frente para fazer a peneira de quais realities vão conseguir sobreviver", diz o chef Lucas Corazza, jurado do Que seja doce, do GNT, a caminho da segunda temporada.

Experiências pessoais, na maioria das vezes, se sobrepõem à culinária. "Os realities não são de gastronomia. São sobre uma situação de tensão, que avalia o candidato a partir de fatores materiais, como a comida, o tempo e a quantidade. Isso gera uma dinâmica que agrada o público", pontua Corazza.

A fórmula de reality show de competição é recorrente na tevê aberta. "O gênero é forte na TV porque dá espaço para que a gente fale da gente mesmo. Essa coisa da confissão ainda é a principal característica do formato por apostar na tônica pessoal", analisa a pesquisadora de televisão Valéria Maria, da Universidade Federal da Bahia.

A segunda temporada do 'MasterChef Brasil' prova que gastronomia e reality show formam a "receita" perfeita. A audiência é satisfatória, com média de 7 pontos, e a repercussão, estrondosa nas redes sociais. O episódio da semana passada registrou 350 mil comentários no Twitter. O sucesso fez com que a emissora formulasse versão para adolescentes, o MasterChef Júnior. Concorrentes seguem o percurso, como o SBT, com 'Cozinha sob pressão' e 'Bake off Brasil', e a Record, com 'Batalha dos confeiteiros', apresentado por Buddy Valastro (Cake Boss).

O canal Food Network, lançado em novembro no Brasil, é o primeiro focado integralmente na gastronomia. Nos Estados Unidos, opera há 20 anos. Atualmente, exibe cerca de 35 programas sobre culinária - quatro brasileiros - entre competição e  receitas. "Nós notamos um engajamento grande nas nossas redes sociais e no nosso site. As pessoas redescobriram esse momento familiar de 'cozinhar junto'", analisa a vice-presidente do canal, Adriana Alcântara.

De acordo com ele, três atrações estrangeiras serviram como referência: 'Comidas exóticas' (sábado, 13h50, TLC), 'Sem reservas' (sábado, 14h48, TLC) e 'Man vs food' (segunda, 18h, Fox Life). "Fogem do foco da receita. A gente pega elementos de cada um e traz para nossa cultura e nossa gastronomia", explica.
 
 
 
O cardápio de programas
 
Arte/Diário de Pernambuco
Rodrigo Hilbert, Bela Gil, Palmirinha e Anquier: cozinhas e estilos (foto: Arte/Diário de Pernambuco)
 
 
Competição
O objetivo é escolher o melhor prato, sabor, apresentação em certo tempo de preparo. Os realities avaliam as técnicas dos participantes, a exemplo do 'MasterChef Brasil'. O 'Bake off Brasil' (21h30, sábado) aceita candidatos amadores, já o 'The taste Brasil' (GNT) preza pela simplicidade na combinação de sabores. Exemplos: 'Que seja doce', do GNT, 'Batalha dos confeiteiros', e 'Cozinha sob pressão', no SBT.

Dicas e ingredientes
Em formato tradicional, como o 'Programa da Palmirinha' (18h30, Fox Life), e o 'Mais você' (8h50, Globo), mostram o passo a passo de receitas com dicas de preparo. A apresentadora Ana Maria Braga é uma das que se destacaram na televisão a partir deste formato.

Programas com chefs
Nomes de sucesso da gastronomia internacional falam sobre experiências e pratos. Olivier Anquier e Cloude Troisgros se destacam. O Diário do Olivier (quinta, às 21h, GNT)  descobre novos sabores durante viagens pelo Brasil. O Que maravilha! (quinta, 21h45, GNT), há 10 anos na TV, mistura ingredientes brasileiros, receitas e humor. O Cozinha na Laje (terça, 22h45, Food Network), com o jovem chef Pedro Benoliel, optou por explorar a culinária do Rio de Janeiro e mostrar um lifestyle carioca.

Comida saudável
Bela Gil comanda o 'Bela cozinha' (terça, 20h30, GNT) e aposta em ingredientes naturais, novas técnicas culinárias e receitas leves. Na mesma linha, a nutricionista Gabriela Kapim ajuda às mães a transformar os maus hábitos das crianças, no programa 'Meu filho come mal' (sexta, 21h30, GNT).

Celebridades na cozinha
O ator e apresentador Rodrigo Hilbert se aventura em 'Tempero de família' (6 de agosto, 20h30, GNT), já no terceiro ano. Adriane Galisteu e o marido comandam o 'Papo de Cozinha com Dri e Alê' (terça, 21h20, Discovery Home & Health). A atriz Carolina Ferraz mostra a habilidade no fogão com receitas simples no 'Receitas da Carolina' (segunda, 12h, GNT). No 'Estrelas' (14h30, Globo), Angélica recebe um convidado famoso para cozinhar enquanto entrevista.

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