Professor se explica sobre questão com Valesca Popozuda em prova

Docente afirma que a "provocação" foi aprovada pela diretoria e que condizia com o contexto da matéria e das aulas dadas

por Agência Estado 08/04/2014 17:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução
Questão estava em uma prova de filosofia aplicada a alunos de ensino médio de uma escola pública no Distrito Federal (foto: Reprodução)
Uma prova de Filosofia gerou polêmica nas redes sociais, esta semana, ao citar a cantora Valesca Popozuda como "grande pensadora contemporânea" e fazer referência ao hit "Beijinho no Ombro". A questão, aplicada a alunos do Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, no Distrito Federal, foi reproduzida e duramente criticada em páginas da internet. A questão perguntava: "Segundo a grande pensadora contemporânea, Valesca Popozuda, se bater de frente é: A - tiro, porrada e bomba; B - é só beijinho no ombro; C - recalque; D - é vida longa". Ela foi elaborada pelo professor Antônio Kubitschek, que leciona Filosofia na escola há 19 anos.

Segundo o educador, a questão foi elaborada de forma irônica para chamar a atenção dos alunos e da própria imprensa para a construção de valores na sociedade atual. O tema, inclusive, já havia sido discutido em aula outras vezes. "A prova foi uma provocação. Recebemos várias críticas e muitas pessoas nem sabem o conteúdo da prova. Colocaram (a Valesca) como um ser que não é pensante, só porque é mulher e funkeira. Se fosse o Mano Brown ou o Gabriel, o Pensador, não teria dado esta polêmica", reclama.

O professor conta que a questão passou pela coordenação do centro educacional e foi aprovada antes de ser impressa. Os alunos também não contestaram o método de avaliação. "Eles riram, entenderam a provocação e fizeram a prova normalmente", explica Kubitschek, que ainda não corrigiu o exame, mas acredita que 80% acertaram a resposta.

A repercussão foi tanta que o professor não conseguiu dar aula na manhã desta terça-feira, 8, por causa do assédio de jornalistas e pessoas que viram a postagem. A própria Valesca Popozuda chegou a comentar sobre o assunto nas redes sociais. Pelo Facebook, ela disse que se sentiu honrada pela homenagem e reclamou das críticas, as quais ela culpa o preconceito à música funk. "Ela entrou bem na discussão e entendeu a polêmica que quisemos gerar. Foi positivo por levantar uma discussão dos valores na sociedade", disse o professor.

 

Reprodução
A cantora Valesca Popozuda se pronunciou sobre o assunto em seu perfil de uma rede social (foto: Reprodução)
 

MAIS SOBRE MEXERICO