Sem medo de ser grosseiro, Sílvio Santos é uma das principais atrações na Tevê

O apresentador construiu uma carreira de sucesso e está atrás de alguém para substituí-lo na condução do império

por Correio Braziliense 20/01/2014 10:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SBT/Divulgação
Bem humorado e carismático: Silvio Santos é o principal nome dos domingos da tevê brasileira (foto: SBT/Divulgação)
Em entrevista, a apresentadora Regina Casé disse: “a tevê não pode ver um pobre que sai correndo atrás”. Em busca do potencial consumidor da classe C, as emissoras lutam por essa fatia do público com programas que paparicam e enaltecem “o povão”. No entanto, há anos, Sílvio Santos caminha na contramão: sem medo de ser grosseiro ou de explorar a pobreza (lembram do famoso “quem quer dinheiro?”), o homem do baú construiu uma fortuna de US$ 1,3 bilhão, segundo a revista Forbes.

Para Alex Vidigal, pesquisador em comunicação da Universidade de Brasília (UnB), o apresentador soube aproveitar uma característica do brasileiro. “Somos um povo cheio de contradições. O Silvio fez a carreira em cima disso, dessa confusa relação com as massas”, analisa o especialista.

Em programas que se tornaram sucessos de audiência, Silvio não se preocupou em ser “dócil” com o público. No 'Topa tudo por dinheiro' — antecessor do Programa Silvio Santos —, ele levava a plateia para o palco e os derrubava na piscina. Nas pegadinhas, ele expõe o público a situações humilhantes. Ao mesmo tempo, já fez o papel de paizão em quadros como a 'Porta da esperança'.

Na carreira e nos negócios, o apresentador nunca se preocupou com a opinião alheia para fazer as coisas jeito que considera melhor. Prova disso são as frequentes alterações na grade do SBT ou o caso do banco Panamericano, no qual o empresário fez uma manobra e hipotecou todo o patrimônio para se salvar .

Essas características transformaram Sílvio Santos no principal apresentador do domingo e o SBT no mais forte concorrente da Record pelo segundo lugar de audiência.

Veja curiosidades sobre a vida do apresentador:

A história
Silvio Santos nasceu Senor Abravanel, no Rio de Janeiro. Filho de imigrantes judeus, além de apresentador, foi camelô, radialista e paraquedista do Exército. Começou na televisão em 1962, no comando do programa Vamos brincar de forca. O sucesso imediato o levou às maiores emissoras de televisão da época, como TV Paulista (depois, Globo) e Tupi.

Samba
Silvio Santos foi enredo da escola de samba Tradição, em 2001. A letra da música percorria toda a história do apresentador e finaliza com o bordão “É domingo, é alegria, Silvio Santos vem aí”. A agremiação ficou em oitavo lugar, mas o público do Sambódromo pôde ver o apresentador de perto no carro abre-alas.

MAIS SOBRE MEXERICO