Peter Dinklage consegue reconhecimento como o irônico anão de 'Game of thrones'

Na pele de Tyrion Lannister, ator conseguiu fama mundial

por Correio Braziliense 16/12/2013 09:37
HBO/Divulgação
(foto: HBO/Divulgação)
A vida artística poderia ter sido difícil para o pequeno Peter Dinklage. Mas o ator lida muito bem com o fato de ser anão. Em entrevista a Vanity Fair, o artista contou que a única coisa que lhe incomoda é quando as pessoas se abaixam para conversar com ele. “Desde que não se agachem para falar comigo, tipo treinador de criancinhas, está tudo bem”, brinca.

Os 135 centímetros não impediram que Dinklage roubasse a cena de uma das séries mais badaladas da televisão, 'Game of thrones', da HBO — que mostra a luta entre famílias para garantir o controle do trono de Westeros. Sarcástico, o papel de Tyrion Lannister caiu como uma luva ao ator. Assim como o personagem, ele costuma dar declarações polêmicas. A mais recente chocou os fãs e a mídia. “Eu não vejo o programa. Quero dizer, eu não assino o canal”, afirmou.

Dinklage também fez pouco caso de uma das cenas mais polêmicas da terceira temporada, o chamado casamento vermelho — na qual personagens importantes foram assassinados. “Isso foi há um ano, para mim”, afirmou.

Apesar do sucesso mundial ter surgido apenas depois de 'Game of thrones', a estreia do ator na televisão foi em 2001, com uma participação especial na série 'The $treet', sobre uma pequena corretora de imóveis, em Nova York. Depois fez pontas em programas como 'Third watch' e '30 rock'. No cinema, o currículo do ator é extenso. Ele voltará às telonas em 2014, na pelo do vilão Bolivar Trask, criador das sentinelas, em 'X-men: dias de um futuro esquecido'.

Quem é?

Nome: Peter Hayden Dinklage
Idade: 11 de junho de 1969
Nascimento: Morristown, Nova Jersey

Curiosidades


Vida profissional

 

Peter foi a primeira escolha do autor George R.R. Martin para viver Tyrion Lannister, em 'Game of thrones'. O personagem rendeu um Emmy de Melhor ator coadjuvante, em 2011, e um Globo de ouro na mesma categoria.

Dinklage viveu o mesmo personagem duas vezes no filme 'Morte no funeral', na versão britânica e na norte-americana.

 

Ele participou em setembro do programa 'Vila Sésamo', no qual apresentou um número musical.

Vida pessoal

O ator é vegetariano. Ele gravou campanhas para a organização não governamental PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) e diz gostar tanto dos animais que não aceita machucá-los.

Enquanto morou em Nova Jersey, foi vizinho do músico Bruce Springsteen.

Peter é casado com a diretora de teatro Erica Schmidt (foto). Eles têm uma filha chamada Zelig, de 2 anos.

MAIS SOBRE MEXERICO