Aos 25, Miss Minas tem sua última chance de ser a mais bela do Brasil

Ao tentar o título de Miss Brasil, pela terceira vez, Janaína Barcelos acredita que acima da beleza, experiência é a sua maior aliada. Premiação acontece na próxima semana e terá Belo Horizonte como sede

por Fernanda Machado 19/09/2013 08:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Facebook/Divulgação
Janaína Barcelos conquista o Miss Minas e esperançosa, parte em busca da vitória do Miss Brasil 2013 (foto: Facebook/Divulgação)
“Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre”. A música de Milton Nascimento descreve com intimidade a conduta de vida que Janaína Barcelos carrega para si. Com 25 anos, a mineira tem a chance de representar seu estado no concurso que exalta a beleza da mulher brasileira, o Miss Brasil 2013. Pela terceira vez a morena chega perto de carregar o título cobiçado pelas moças mais belas do país. A diferença é que com a idade limite para participar do concurso, essa é a sua última chance de Janaína.

CONFIRA FOTOS DE JANAÍNA BARCELOS


Facebook/Divulgação
Janaína Barcelos exibe faixas de premiações que já venceu (foto: Facebook/Divulgação)

Já acostumada a participar de competições que consideram a beleza como um dos aspectos mais relevantes para seleção, a trajetória de Janaína nos concursos começou cedo, quando tinha apenas 8 anos. Das 20 premiações em que já se inscreveu, a mineira venceu nada menos que 18 de suas participações. Das vezes em que não ganhou a posição de destaque, ela faturou o segundo lugar.











Que a moça é bela, nem é preciso afirmar. Porém, além de boa aparência, Janaína afirma que para competir também é necessário aliar inteligência, conhecimento e cultura. “Ser miss é ser representante, embaixadora do seu estado para o Brasil e o mundo”, explica a morena, que pela primeira vez, representa seu estado natal no concurso.
 
Nascida em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, a moça já concorreu no Miss Brasil pelo estado de São Paulo por dois anos consecutivos, 2007 e 2008. Mas, dessa vez, como símbolo de seu estado natal, Barcelos diz se sentir muito mais confortável - “É meu estado de coração. Adoro o ‘jeito mineiro de ser’, o calor e receptividade do povo que é mais voltado para família, artesanato e culinária. Não me identificava com a vida corriqueira dos paulistas. Minas é onde nasci”, ressalta.

Júnia Garrido/ Divulgação
(foto: Júnia Garrido/ Divulgação)


Ligada a causas humanitárias, Janaína diz que sempre teve o costume de levar sua simpatia a asilos e realizar doações de sangue. Ela acredita que o concurso é só um pretexto para poder transmitir bons valores sociais ao cidadão brasileiro. “O mundo já está repleto de violência e coisas feias, nada mais justo que mostrar algo bom de forma bonita”.

Longo caminho

Para chegar na posição em que se encontra, foi necessário muito esforço. Com a final marcada para o dia 28 de setembro, em Belo Horizonte, Janaína teve 25 dias de preparação com intensas atividades físicas que a fez perder 5kg. “Eram horas seguidas de exercícios. Mas acredito que estou no ponto certo, tem gente que acha que devo emagrecer mais. Há miss que nem janta!”, indigna-se Barcelos que afirma sempre priorizar pela sua saúde.

Facebook/Divulgação
Próxima à 'Igrejinha da Pampulha', em BH, a miss recebe cantada de um senhor que passa pelo local "Melhor do que pão de queijo!". (foto: Facebook/Divulgação)

Além do esforço para manter a bela aparência, a mineira já investiu muito para herdar conhecimento. Em trabalhos como modelo, Janaína já esteve em 15 países. Recentemente a moça fez viagens para os Estados Unidos e Itália, onde aprimorou línguas estrangeiras como inglês, italiano e espanhol.

Toda essa beleza e conhecimento já atraíram inúmeras cantadas e até pedidos de casamento. Mas, a miss ainda tem muitos planos promissores para concretizar. Mesmo se não chegar a concorrer pelo Miss Universo 2013, Barcelos, que cursa Jornalismo, tem vontade de se tornar apresentadora de televisão. Com tantos sonhos, a moça que revela estar solteira diz que ainda não conseguiu encaixar um namoro em seu cotidiano corrido.

Ao contrário de muitas candidatas que participam do concurso a fim de obter propostas de uma carreira profissional, Janaína esclarece a oportunidade que está tendo é de uma realização pessoal. Em busca da última chance de conquistar um sonho de infância, a miss pretende transformar a própria experiência em exemplo para quem quer conquistar algo na vida. “Vou mostrar ao Brasil que não existe o impossível. Mesmo se não conseguir, vou ter tentado até o final”, celebra Janaína.

Mais sobre Janaína Barcelos:


Livro preferido: 'A cabana', de William P. Young
Artista: Ludmila Ferber
Hobbie: Viajar
Maior paixão: Deus
A miss tem uma página no Facebook, onde posta as últimas novidades e seu cotidiano em busca da vitória do Miss Brasil 2013.

*Por Sabrina Assumpção

MAIS SOBRE MEXERICO