Pedro Paulo Rangel desabafa sobre doença pulmonar: 'Não sou inválido'

Ator negou que a doença crônica esteja afetando no exercício de sua profissão

Muka Oliveira 26/05/2022 19:35
Divulgação
O ator Pedro Paulo Rangel (foto: Divulgação)

O ator Pedro Paulo Rangel, de 73 anos, se manifestou sobre os boatos em torno de seus problemas de saúde. Em entrevista a coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o ator que atualmente pode ser visto na reprise de O cravo e a rosa confirmou que tem uma doença pulmonar crônica, mas que ela não afeta em seu exercício profissional.

“Vi notícias de que estou doente, que parei de trabalhar. Eu queria desmentir isso. Na verdade, tenho uma doença crônica, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), causada pelo cigarro. Isso absolutamente não me impede de trabalhar”, contou o artista.

Pedro Paulo Rangel também frisou que, apesar de seu problema pulmonar, ele leva uma rotina normal e a doença não interfere em seus trabalhos. “Eu tomo remédios, tenho uma rotina. Faço fisioterapia. Eu só não posso andar muitos metros, não consigo, me dá falta de ar. Mas no palco eu ando perfeitamente”, afirmou.

“Nas ruas uso uma scooter. É a maneira que tenho para sair de casa e me locomover. Não quero andar e parar a cada cem metros para respirar. Não sou um inválido que está na cama. Foi muito chato quando li isso. É desagradável”, disse o ator.

Afastado das novelas desde 2012, quando atuou em Amor eterno Amor, da TV Globo, Pedro Paulo Rangel conta que não pretende mais atuar em produções longas. “Não quero fazer. É muito longa. Já que não tenho mais contrato fixo, prefiro projetos menores. Novela é desgastante. Agora posso, graças a Deus, escolher o que fazer. Quero participações, séries… É melhor do que ficar nove meses ou até mais num mesmo trabalho. Quero ter menos tempo trabalhando e mais tempo para mim”, declarou.