Influenciadora digital tem contas invadidas por golpistas do PIX

Jovem paulista teve perfis de rede social atacados por hackers

Reprodução/Instagram
Brunna Ruvira (foto: Reprodução/Instagram)

A influenciadora digital Brunna Ruvira teve suas contas nas redes sociais invadidas por uma quadrilha do PIX. O crime aconteceu depois que a jovem passou sua linha de telefone para outra pessoa. O hacker conseguiu entrar nos perfis do Instagram e do WhatsApp dela.

 

 

 Criminosos se passaram pela influenciadora para tentar conseguir valores para amigos e familiares. "Estão com o meu perfil até agora, se passando por mim, postando como se fosse eu e vendendo iPhones falsos", detalhou ao G1 .

 

O golpe, que tem o nome de Sim Swap, começou depois que o número de telefone da influenciadora foi transferido para um novo dono sem que ela fosse notificada. Brunna conta que a troca de titular depende da apresentação de documentos na operadora, o que a leva a crer que os criminosos contaram com ajuda interna. 

 

"Alguém, que estava de olho nas minhas redes sociais para hackear, pegou meu número de telefone de algum jeito, alguém de dentro da operadora Claro, transferiu meu número para o nome de outra pessoa, e aí, no caso, os criminosos que tiveram acesso ao meu número invadiram meu WhatsApp e minhas contas como Instagram, que tinha autentificação de dois fatores via SMS", afirmou a jovem. 

 

"Também estão falando que eu faço programa, e que tem que fazer PIX adiantado. Estou traumatizada com tudo isso, e com medo. Está sendo desesperador", desabafou a moça. Brunna registrou boletim de ocorrência e acionou a justiça para conseguir suas contas de volta.

 

A influenciadora conta que os golpistas conseguiram acesso até mesmo aos seus e-mails, já que todas as suas contas virtuais contavam com a proteção extra, com a qual o acesso não pode ser feito apenas pela senha.

 

"Na hora em que aconteceu, no dia 4 de novembro por volta das 20h, meu celular ficou com o 'sem serviço' e o WhatsApp se desconectou", diz a jovem. "Liguei desesperada para a Claro pelo celular da minha mãe, contou.

 

Brunna já abriu um Boletim de Ocorrência e chegou a ir pessoalmente em uma loja da operadora Claro no litoral de São Paulo, mas a iniciativa não deu certo, já que todos os seus dados foram alterados.