Neste dia de finados, relembre artistas que nos deixaram em 2021

Em ano marcado pela pandemia, muitas personalidades se foram por conta da COVID, além de outros motivos

Reprodção/Instagram/Montagem
Gilberto Braga, Cassiano e Paulo Gustavo (foto: Reprodção/Instagram/Montagem)
 

O Dia de Finados , nesta terça-feira (02/11), é uma data para relembrar com carinho de todos os que já se foram e não estão mais entre nós. Pessoas visitam cemitérios, deixam flores e homenagens nos túmulos de familiares, amigos e ídolos. Em um ano difícil e marcado pela pandemia de COVID-19, relembre alguns artistas que nos deixaram.

Gilberto Braga 

Ana Branco/ O Globo
Gilberto Braga (foto: Ana Branco/ O Globo)
 

O autor de novelas da TV Globo morreu nesta terça-feira (26/10). O roteirista sofria de Mal Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Apesar da doença degenerativa, o que levou Gilberto ao óbito foi uma infecção sistêmica, a partir de perfuração do esófago, e não conseguiu resistir às complicações. Ele deixou o marido,  Edgar Moura Brasil  , com quem viveu por mais de quarenta anos uma bela história de amor.

 

Gilberto construiu um legado de mais de 50 anos na TV e deu vida à obras inesquecíveis: Vale Tudo (1988), Celebridade (2003), Paraíso Tropical (2007), entre outros títulos. Foi dele, também, a primeira adaptação para a TV de Escrava Isaura, obra literária de Bernardo Guimarães. 

 

Cassiano 

Reprodução/Twitter
Cassiano (foto: Reprodução/Twitter)
 

Em maio deste ano, o cantor e compositor Cassiano nos deixou, enquanto lutava contra uma grave pneumonia e uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O óbito aconteceu depois de um choque séptico pulmonar.

 

O músico deu vida à letras que ficaram eternizadas na voz de  Tim Maia , como  Primavera  e  A lua e eu . Cassiano tinha 77 anos e deixou um legado com várias canções e seis discos; sendo quatro lançados em carreira solo e dois com seu conjunto, intitulado  Os diagonais

 

Nelson Freire 

Estadão
Nelson Freire (foto: Estadão)
 

O pianista Nelson Freire nos deixou na última segunda-feira (01/11), após morrer em casa. A causa do óbito não foi divulgada. Segundo amigos, ele foi vítima de complicações de uma queda que sofreu na rua há dois anos

 

Nascido em Boa Esperança, Minas Gerais, Nelson é considerado um dos melhores pianistas desta geração. Tinha um talento muito orgânico e, durante décadas, se recusou a gravar discos, por acreditar que música se faz ao vivo, diante do público. Mas a partir do fim dos anos 90, Nelson Freire começou a trabalhar em estúdio e deixou alguns discos com a marca de seu talento.

 

 

O Corpo do pianista está sendo velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro . Depois, o corpo de Nelson será sepultado no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Norte da cidade, às 17h.

 

Luís Gustavo 

Divulgação/TV Globo
Luís Gustavo (foto: Divulgação/TV Globo)
 

O ator Luís Gustavo perdeu sua luta contra o câncer no intestino, que descobriu em 2018, e faleceu em setembro deste ano. Aos 87 anos, Luís era São Paulino fanático e marcou época na TV Globo com personagens como Beto Rockfeller, protagonista da novela homônima da TV Tupi (1968), o detetive Mário Fofoca, de Elas por Elas (Globo, 1982), o estilista Victor Valentim, da primeira versão de Ti-Ti-Ti (Globo, 1985) e Vavá do humorístico Sai de Baixo, encenado entre 1996 e 2002.

 

Famosos vítimas da COVID-19 

A pandemia de COVID-19, que matou mais de 600 mil brasileiros, também dizimou artistas. Algumas mortes abalaram muito o público brasileiro, como a de Tarcísio Meira , que foi internado junto com Glória Menezes, sua esposa. Enquanto a atriz conseguiu se recuperar, Tarcísio não obteve a mesma felicidade e acabou falecendo.

Reprodução/G1
Tarcísio Meira (foto: Reprodução/G1)
 

O Brasil também acompanhou com muita tristeza a jornada de P aulo Gustavo , que faleceu em maio por conta de complicações causadas pela COVID-19. O falecimento do ator e comediante foi um dos que mais mobilizou e comoveu o país. A missa de sétimo dia de sua morte foi realizada aos pés do Cristo Redentor e contou com a presença de amigos da classe artística, como Fábio Porchat, Luciano Huck, além de seus familiares, como a mãe; Déa Lúcia, e Thales Bretas , seu marido. 

Reprodução/Instagram
Paulo Gustavo (foto: Reprodução/Instagram)