Bob Esponja, 22 anos: as lições do coaching motivacional de calça quadrada

Personagem criado por um biólogo marinho faz aniversário em 1º de maio. Confira curiosidades que fizeram dele sucesso na TV e nas redes sociais

Déborah Lima 22/04/2021 11:39

Vive no abacaxi e mora no mar. Já sabe, né? Bob Esponja Calça Quadrada. O que talvez você não saiba, é que o desenho animado já está completando 22 anos. A animação foi lançada em 1º de maio de 1999 e, com muita alegria e personagens marcantes, conquistou uma geração de telespectadores, que cresceram e, mesmo adultos, continuam fãs. Todos esses 22 anos de história nas telinhas faz com que o personagem amarelo tenha muita coisa pra ensinar. Pensando nisso, separamos três dessas lições que vão ajudar você a levar a vida de forma mais leve.

Bob Esponja foi criado pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg. Os primeiros rascunhos do desenho ele começou a fazer em 1984, quando dava aulas de biologia marinha no Instituto Ocean, na Califórnia. Mas os traços mais conhecidos do personagem principal, com a famosa calça quadrada, só surgiram anos depois.

Os desenhos, que levam em média 15 minutos de duração, somam quase 250 episódios que já foram traduzidos para mais de 60 idiomas. Os personagens começaram a ganhar fama e se deslocaram para os cinemas.

Em 2004 houve a estreia do primeiro filme. Stephen escreveu, produziu e dirigiu o longa. Onze anos depois foi lançado Bob Esponja: Um herói fora d'água, em fevereiro de 2015. Desta vez, o criador atuou como roteirista e produtor executivo.

Em 2018, uma triste notícia aos fãs: Stephen Hillenburg morreu meses depois de ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Mesmo assim, a Nickelodeon não deixou a alegria do personagem acabar. A empresa continuou produzindo e lançou, em novembro de 2020, o filme Bob Esponja: O Incrível Resgate, como um tributo ao criador do personagem. O filme, que tinha lançamento planejado para os cinemas, foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus, mas está disponível no catálogo da Netflix.
None

Três lições de vida, por Bob Esponja:

1- Ver o lado bom das coisas

Se tem uma coisa que o Bob Esponja é, é positivo. Não importa se ele está acordando cedo numa segunda-feira ou se tem que fazer hora extra na sexta-feira. Ele sempre encara com positividade qualquer situação e não tira o sorriso do rosto. E aí entra mais um atributo...

2- Ser esforçado

O Bob Esponja é extremamente dedicado ao trabalho no Siri Cascudo. Ele é o funcionário do mês que todo chefe quer. Tudo bem que não tem muito com quem ele competir, né? Afinal, o Lula Molusco é carregado de preguiça e desânimo. Mas o Bob, como um bom colega de trabalho, não se afeta com isso e sempre tenta incentivar o atendente de caixa. Sim! Mais uma qualidade do personagem...

3- Ser amigável

O melhor amigo dele, o Patrick Estrela, é um verdadeiro sortudo em ter um colega como Bob Esponja. Nos momentos de diversão e brincadeira, o Bob sempre leva alegria. E nas enrascadas, adivinha quem também está lá? O felizão amarelinho da calça quadrada. E ele dá tanto valor à amizade que é capaz de rodar toda a Fenda do Biquíni para encontrar o Gary, seu bichinho de estimação (e melhor companhia).

E é essa a aventura do mais novo filme da turma. Em Bob Esponja: O Incrível Resgate, Gary foi roubado pelo temível Rei Poseidon como parte de mais um dos planos malignos de Plankton e levado para a cidade perdida de Atlantic City. Com a ajuda do Patrick, ele sai em uma missão de resgate e nesta jornada os dois conhecem novos personagens e vivem aventuras inimagináveis.

No meio disso tudo, acontece, o que para mim, é a melhor parte do filme. Todos os personagens já conhecidos no desenho animado contam como conheceram o Bob Esponja. São histórias lindas que emocionam quem já é fã do Calça Quadrada e promete encantar quem ainda é resistente ao desenho.

Então, o que você está esperando?

Separamos alguns memes do Bob Esponja que faz sucesso nas redes

None

None

None

None

None

None
 

MAIS SOBRE E-MAIS