Morre aos 81 anos Yaphet Kotto, vilão de James Bond e ator de 'Alien'

Yaphet ganhou fama nos anos 1970 como vilão de James Bond

AFP 16/03/2021 08:38
Divulgação
Yaphet Kotto participou do filme '007 Viva e Deixe Morrer' (foto: Divulgação)
O ator Yaphet Kotto, que ganhou fama nos anos 1970 como vilão de James Bond em "Com 007 Viva e Deixe Morrer" e também por sua participação em "Alien, O Oitavo Passageiro", faleceu aos 81 anos.

Em um comunicado publicado no Facebook, sua esposa, Sinahon Thessa, descreveu o marido como uma "lenda".

"Você interpretou um vilão em alguns de seus filmes, mas para mim você é um verdadeiro herói e para muitas pessoas também", escreveu.

O agente Ryan Goldhar confirmou a morte em um e-mail à AFP, mas não revelou a causa do óbito.

Nascido em Nova York, filho de um pai imigrante camaronês e de uma enfermeira do Exército americano, Kotto estreou como ator profissional em 1960 em uma representação teatral da obra de Shakespeare "Otelo" no Harlem.

O ator foi muito elogiado por seus papéis, incluindo o primeiro vilão negro de James Bond - o ditador Dr. Kananga em "Com 007 Viva e Deixe Morrer" -, e recebeu uma indicação ao Emmy por sua interpretação do ditador de Uganda, Idi Amin, no filme para a TV "Raid on Entebbe".

Depois interpretou o engenheiro espacial Dennis Parker no clássico da ficção científica "Alien, O Oitavo Passageiro", de Ridley Scott, e lutou ao lado de Arnold Schwarzenegger no thriller distópico de 1987 "O Sobrevivente".

MAIS SOBRE E-MAIS