'Foi-se o último dos moicanos', diz autor de 'Esperando na janela'

Targino Gondim equipara Genival Lacerda a Luiz Gonzaga ao lamentar a morte do paraibano. Ivete Sangalo e Daniela Mercury também homenagearam o músico

Estado de Minas 07/01/2021 12:40

Rogério Vital/Wikimedia Commons/Reprodução
Genival Lacerda (à esq.) e Targino Gonson (à dir.) tinham uma relação de amizade. (foto: Rogério Vital/Wikimedia Commons/Reprodução)

Para o cantor pernambucano Targino Gondin, a morte de Genival Lacerda representa uma perda irreparável para a música brasileira. Autor de Esperando na janela, o músico tinha uma relação de amizade com o cantor e compositor de forró, quem considerava ''um dos maiores nomes da história da música nordestina''. 

 

''Brincava muito com ele durante os nossos encontros. Eu o levei para o Festival de Forró de Itacaré e o Festival da Chapada de Mucugê, ambos na Bahia, dando para ele um público de 30 mil pessoas, cantando com ele o show inteir'', relembrou.

 

''Levei-o a vários programas de TV e produzi o CD Forró, festa e São João (2018), do qual ele participa, assim como outros grandes nomes da música nordestina. Eu o chamava de 'O último dos Moicanos', pois fazia parte do grande time formado por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês e Trio Nordestino.''

 

Para Targino, Genival ''deixou uma obra fantástica, um exemplo de vida e trajetória artística imensurável. Então, é desejar para ele um bom lugar no forró do Seu Luiz lá em cima, e que a gente continue homenageando-o e dando continuidade a tudo isso que foi construído desde o tempo dele para cá''. 

 

O cantor Genival Lacerda morreu por conta das complicações da COVID-19. Ele estava internado desde 30 de novembro, respirando com a ajuda de aparelhos. A notícia da morte veio a público nesta quinta-feira (7/1) em uma publicação do filho, Genival Lacerda Filho, que revelou a informação em uma mensagem sucinta. ''Painho faleceu'', disse ele em seus stories do Instagram.

 

Carismático e irreverente, Genival Lacerda conquistou um séquito de admiradores ao longo dos 89 anos de vida. Muitos deles foram às redes sociais lamentar a morte do cantor e compositor.

 

''Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida'', escreveu o filho de Genival, o também cantor e compositor João Lacerda. No Instagram, ele postou uma homenagem ao pai. ''Amigo da mu%u0301sica, de ensinamentos, amigo que, na hora de brigar, sempre brigava e, minutos depois, nem lembrava que brigava, porque na%u0303o guardava ma%u0301goa de ningue%u0301m'', escreveu.

 

''Ainda ontem lembro-me de seu sorriso, de apertar sua ma%u0303o! Agora terei de aprender a viver com sua imagem e as lembranc%u0327as de um bom pai. Vai na paz, meu pai, sempre te amarei, teu Joa%u0303o Lacerda Neto'', disse o filho.

 

Ivete Sangalo usou as redes sociais para prestar uma homenagem ao cantor, relembrando uma apresentação no carnaval ao lado dele. ''Acabo de receber uma noti%u0301cia muito triste. Meu amado Genival Lacerda partiu. O primeiro show que fui na minha vida foi o dele. Eu era muito pequena e meu pai nos levou a uma festa na cidade de Capim Grosso'', escreveu ela.

 

A cantora baiana contou que se inspirava no artista: ''Fiquei encantada com o carisma e a alegria dele. Suingava na voz como poucos. Cantamos juntos no carnaval. Fiz questa%u0303o de te%u0302-lo comigo como forma de agradecer por tudo e toda a inspirac%u0327a%u0303o. Va%u0301 em paz meu querido. Deixo aqui os meus sentimentos a%u0300 sua fami%u0301lia e seus milhares de amigos e fa%u0303s, como eu''.

 

A cantora Daniela Mercury também homenageou o cantor nas redes sociais. ''A música de Genival Lacerda era pura alegria. Queria agradecer por cada sorriso. Sinto muitíssimo que ele vá embora assim'', escreveu.

 

Na último foto postada na conta oficial de Genival no Instagram, fãs e artistas comentaram a morte do artista. ''Descanse em paz, Genival, você será sempre lembrado por nós'', disse o cantor mineiro Flávio Venturini.

 

MAIS SOBRE E-MAIS