Morre aos 89 o escritor John le Carré, autor de 'O espião que sabia demais'

Lendário autor romances de espionagem começou a carreira como um espião de verdade na Europa pós-Segunda Guerra

Estado de Minas 13/12/2020 19:06
DANIEL BOCKWOLDT / DPA / AFP
Escritor britânico é autor de vários best sellers de espionagem. Vários foram adaptados para o cinema, como 'O Jardineiro Fiel', dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. (foto: DANIEL BOCKWOLDT / DPA / AFP )
Morreu nesse sábado (12) o lendário escritor britânico de romances de espionagem John Le Carré, aos 89 anos. A informação foi confirmada na noite deste domingo (13) pelo agente literário dele, Jonny Geller. 




"Eu o representei por quase 15 anos. Perdi um mentor, uma inspiração e, principalmente, um amigo. Não haverá outro como ele", lamentou Geller. 

Le Carré é autor de 25 romances de espionagem, entre os quais os best sellers O espião que sabia demais, O jardineiro fiel, O espião que saiu do frio e O Gerente Noturno. Aclamadas pela crítica, as obras o tornaram mundialmente famosos. 

Vários de seus livros foram adaptados para o cinema e para a TV.  O espião que sabia demais estreou em 2011 com Gary Oldman e Colin Firth, sob direção de Tomas Alfredson. Em 1979, a publicação inspirou a série homônima veiculada na BBC em sete episódios.

Outro longa de sucesso baseado na obra do escritor é o O jardineiro fiel, dirigido pelo brasileiro Fernado Meirelles. Estrelada pelos altores Ralph Fiennes e Rachel Weisz, a produção foi lançada em 2005. 

Trajetória

John Le Carré era o pseudônimo adotado pelo romancista, cujo nome verdadeiro era David Cornwell. Nascido em 1931 em Poole, na Inglatera, ele começou a carreira como oficial de inteligência do Serviço de Relações Exteriores britânico no pós-Segunda Guerra. Ele era responsável por recrutar e comandar espiões na era da Cortina de Ferro - expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes após a Segunda Guerra, Oriental e Ocidental. Le Carré atuava em Londres num escritório do MI5 - o serviço britânico de informações de segurança interna e contra-espionagem. 

O ofício daria o tom de sua carreira de escritor, iniciada nesse período. John publicou seu primeiro romance em 1961, O morto ao telefone. O livro marca a estreia do personagem George Smiley, frequente em várias de duas histórias. Seu último trabalho foi Agente em campo, laçado em outubro de 2019.

Em O Túnel de Pombos, de 2018, o autor narra histórias de sua própria vida. Por exemplo, alguns de seus encontros com personalidades controversas como o líder da autoridade palestina Yasser Arafat (1929-2004) e o magnata da comunicação Rupert Murdoch. O britânico relata ainda episódios íntimos como sua complicada relação com o pai. 

Le Carré vendeu mais de 60 milhões de cópias de suas obras pelo mundo. Ele deixa a esposa, Jane, sua esposa, com quem viveu por quase cinco décadas, além dos filhos Nicholas, Timothy, Stephen e Simon.

MAIS SOBRE E-MAIS