Assédio de Marcius Melhem a Dani Calabresa é detalhado em revista

Reportagem da revista Piauí revela o que seriam os bastidores das acusações do humorista na TV Globo

Natasha Werneck* 04/12/2020 10:10
DIVULGAÇÃO
Marcius Melhem é ex-diretor do departamento humorístico da TV Globo (foto: DIVULGAÇÃO)
Uma reportagem publicada pela revista Piauí conta com detalhes as ocasiões de assédio do humorista da TV Globo Marcius Melhem à atriz Dani Calabresa.

Além dela, relatos de outras duas vítimas de assédio sexual, sete de assédio moral e três que sofreram dos dois tipos. Ao todo, foram ouvidas 43 pessoas, que preferiram optar pelo anonimato para evitar atritos com a emissora. 

Este foi um dos momentos relatados pela reportagem que Dani Calabresa sofreu assédio do humorista. E ela não foi a única. As funcionárias revelaram que Melhem agia de forma ‘violenta’, usava seu poder hierárquico para constrangê-las e, por vezes, chegou a trancar mulheres em salas para assediá-las.

''Com uma das mãos, ele imobilizou os braços da atriz. Com a outra, puxou a cabeça dela para forçar um beijo. Assustada, Calabresa cerrou os lábios e virou o pescoço, mas Melhem conseguiu lamber o rosto dela. Em seguida, tirou o pênis para fora da calça. Enquanto a atriz tentava soltar os braços e escapar da situação, acabou encostando mão e quadris no pênis de Melhem. Ao reencontrar os colegas no salão, Calabresa teve uma crise de choro''

Revista Piauí



Em 17 anos de contrato com a Rede Globo, ele foi promovido a chefe do departamento humorístico da emissora em 2018. Dois anos depois, ele foi dispensado após as denúncias de assédio se tornarem públicas. Em nota, a Globo elogiou o período com Marcius, mas não detalhou os casos de assédio. Confira:

“A Globo e Marcius Melhem, em comum acordo, encerraram a parceria de 17 anos de sucessos. O artista, que deu importante contribuição para a renovação do humor nas diversas plataformas da empresa, estava de licença desde março para acompanhar o tratamento de sua filha no exterior.
 
Como todos sabem, a Globo tem tomado uma série de iniciativas para se preparar para os desafios do futuro e, com isso, adotado novas dinâmicas de parceria com atores e criadores em suas múltiplas plataformas. Os conteúdos de humor, assim como os de dramaturgia diária e semanal, continuam sob a liderança de Silvio de Abreu, diretor de Dramaturgia da Globo.”
 
E a omissão da emissora também foi detalhada na reportagem da Piauí. O jornalista João Batista Jr. explicou o percurso da situação tomado após Dani Calabresa se manifestar em uma série de reuniões com os chefes da Globo sobre os casos de assédio sexual. “Quase três semanas depois do depoimento de Calabresa, em 20 de janeiro, Jazette Guedes procurou a atriz para informar que falara com Melhem a respeito das acusações. Contou que o diretor chegou a chorar durante a conversa. Guedes disse então que sugeriu a ele fazer terapia”, disse.

Em outubro, o ator se manifestou sobre as denúncias em suas redes sociais após uma matéria da Folha de São Paulo. Melhem se desculpou e disse que é incapaz de praticar violência. Confira:
 
 
 
 

Entramos em contato com a TV Globo para pedir um posicionamento sobre a reportagem “O que mais você quer, filha, para calar a boca?”, mas até o momento não tivemos resposta.

 
*Estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen

MAIS SOBRE E-MAIS