Federação Israelita processa Léo Lins por piada com judeus: 'Covarde'

Advogado comparou as atitudes do humorista com atos praticados pelo líder nazista Adolf Hitler e espera que ele seja preso ao final do processo

Estado de Minas 22/11/2020 18:42
Divulgação
(foto: Divulgação)
O humorista Léo Lins é alvo de mais um processo. Na última terça-feira, ele comparou a oração que judeus fazem diante do Muro das Lamentações, em Jerusalém, com características dos autistas. A declaração foi feita no programa “Pânico”, transmitido pela rádio Joven Pan.

"Fiquei preocupado em não poder fazer nenhuma característica do autista quando fui a Israel. Cheguei lá e vi um monte de judeus balançando e falei ‘vão ter que cancelar os judeus’, Hitler até tentou”, disse Léo Lins. 
Após as declarações, a Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj) abriu um processo contra o humorista.

Em entrevista ao F5, do jornal Folha de S.Paulo, o advogado da Fierj, Ary Bergher, comparou as atitudes do humorista com atos praticados pelo líder nazista Adolf Hitler e espera que ele seja preso ao final do processo. 

“Léo Lins atinge de forma cruel, é covarde. Ele traveste o humor com a intenção de compelir a quem o assiste a difundir as ideia de eugenia de Hitler. Isso é muito grave, muito perigoso. Há limites e hoje em dia a conscientização das pessoas é muito maior. Se não há interrupção desse tipo de ataques, violências e excessos verbais, isso é encampado pela sociedade”, disse o advogado.

MAIS SOBRE E-MAIS