Ana Maria Braga fala de 'consciência humana' e é criticada

Apresentadora usou uma frase do autor Thiago Saraiva sobre o Dia da Consciência Negra e desagradou internautas

Natasha Werneck* 20/11/2020 12:11
Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga, apresentadora do 'Mais Você', é criticada na web (foto: Reprodução/TV Globo)
A apresentadora Ana Maria Braga encerrou o programa ‘Mais Você’ desta sexta-feira (20), com uma frase do autor Thiago Saraiva sobre o Dia da Consciência Negra. Ela fez um discurso sobre não precisar da data e que deveria ser todos os 365 dias do ano, da ‘consciência humana’.

“A gente não precisa de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina. A gente precisa de 365 dias de consciência humana”, disse ela atribuindo a frase ao autor Thiago Saraiva. Em seguida ela diz concordar com ele. “Eu assino em baixo com todo meu coração. Vamos pensar nisso?”, concluiu.

A fala da apresentadora repercutiu nas redes sociais e muitos internautas se revoltaram, alegando inclusive que falta equipe negra no programa. Confira:



 

Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi escolhido para representar o Dia da Consciência Negra porque foi a data que morreu Zumbi dos Palmares, um líder quilombola brasileiro e grande símbolo da luta racial

A data existe para gerar reflexão e exigir mudanças nas questões raciais e a desigualdade no país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 7 em cada 10 que moram em casas com inadequação são pretos ou pardos. Mulheres negras têm 64% mais riscos de serem assassinadas quando comparadas com mulheres brancas.

Por isso, a desigualdade no país que precisa ser discutida e a frase de Ana Maria Braga cria o discurso de igualdade racial no Brasil, que pelos dados é possível perceber que não existe.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra

MAIS SOBRE E-MAIS