Johnny Depp perde ação e juiz o considera 'espancador de esposa'

Ator processou o jornal The Sun, que o chamou de agressor de mulheres e criticou sua escalação para o filme 'Animais fantásticos'; caso é considerado o maior julgamento por difamação no século 21 na Inglaterra

AFP 03/11/2020 04:00
Tolga Akmen/AFP
Johnny Depp ao sair de audiência em Londres, em julho, depois de se defender (foto: Tolga Akmen/AFP)

O ator americano Johnny Depp, descrito como marido violento com a ex-esposa Amber Heard pelo tabloide The Sun, foi derrotado, na segunda-feira (2), no processo por difamação que moveu contra a publicação sensacionalista britânica. De acordo com o juiz, o jornal escreveu algo “substancialmente verdadeiro”.

O astro, de 57 anos, que expôs seus excessos com as drogas e seu estilo de vida extravagante ao escrutínio público neste julgamento de alto risco, pretende recorrer da decisão, considerada “tão perversa quanto desconcertante” pelos advogados dele.

“A sentença é tão equivocada que seria ridículo que o senhor Depp não apelasse”, afirmou Jenny Afia, integrante do escritório de advocacia londrino Schillings.

REPUTAÇÃO

Há muito em jogo para Johnny Depp. O veredito do juiz Andrew Nicol ameaça prejudicar ainda mais a reputação que o ator pretendia limpar para salvar sua carreira.

O processo, que tramitou na Alta Corte de Londres, surgiu após uma manchete de abril de 2018. O jornal The Sun questionava como a escritora britânica J. K. Rowling poderia aceitar Johnny Depp, “o espancador de esposas”, no filme Animais fantásticos.

Em julho deste ano, durante três semanas de audiências em Londres, o artista se esforçou para demonstrar que nunca agrediu a modelo e atriz Amber Heard, apesar da relação turbulenta de ambos, que foram casados de 2015 a 2017.

O protagonista de Piratas do Caribe alegou que a frase do jornal inglês prejudicou sua imagem em Hollywood, colocando sua carreira em risco. Por esse motivo, decidiu processar o grupo editorial News Group Newspapers (NGN) e seu diretor-executivo, Dan Wootton.

Johnny Depp retomaria em 2021 o papel de Gellert Grindelwad em Animais fantásticos e onde habitam, derivado do universo mágico de Harry Potter. Mas o caso deixou em dúvida sua participação no filme.

“As vítimas de violência conjugal nunca deveriam ser obrigadas a manter silêncio”, reagiu um porta-voz do The Sun, que agradeceu ao juiz e também a Amber Heard pela “coragem ao testemunhar no tribunal”.

De acordo com os advogados da atriz, o veredito do juiz Andrew Nicol não foi surpresa. Segundo eles, Amber quer justiça em outro caso por difamação pendente nos Estados Unidos.

O NGN baseou sua defesa em 14 supostos casos de abuso de Depp contra a ex-mulher. O processo lista todo tipo de detalhes. A empresa dona do The Sun conseguiu convencer o juiz, apesar dos esforços dos advogados de Depp para apresentar a atriz como a verdadeira violenta do casal, “mentirosa compulsiva” que teria “fabricado” um caso contra o ator para alavancar sua carreira.

“O juiz ignorou a montanha de provas contra Heard por parte de agentes da polícia, médicos, seu próprio ex-assessor e outras testemunhas não questionadas, além de uma série de provas documentais que desmontaram completamente as acusações, ponto por ponto”, criticou Jenny Afia, advogado de Depp.
Daniel Leal-Olivas/AFP
Amber Heard (E) depôs na Alta Corte de Londres, dizendo-se vítima de "violência física e psicológica" (foto: Daniel Leal-Olivas/AFP)

DIFAMAÇÃO

Apontado como “o maior julgamento por difamação no século 21 na Inglaterra”, o caso trouxe a público os detalhes mais polêmicos do tumultuado casamento dos atores.

O tribunal ouviu histórias escabrosas sobre abuso de drogas, fezes na cama do casal, suspeitas de infidelidades e um dedo cortado com garrafa durante briga.

Depois de reconhecer que abusava de entorpecentes e de álcool, o ator afirmou que em seus anos de casamento com Heard se drogava tanto que “não estava em condições” de agredi-la.

Os dois, que se conheceram em 2011, casaram-se em fevereiro de 2015, em Los Angeles. O divórcio ocorreu dois anos depois.

Johnny Depp alegou que jamais agrediu uma mulher, afirmação apoiada por depoimentos escritos de suas ex-companheiras Vanessa Paradis e Winona Ryder. Por sua vez, Amber Heard mencionou, no processo, “anos de violência física e psicológica” sofrida por ela. 

MAIS SOBRE E-MAIS